• Matéria: Biologia
  • Autor: hevelynlewa4979
  • Perguntado 8 anos atrás

Muitos casais desejam ter filhos mas apresentam alguma condição que leva à infertilidade. Além da reprodução assistida, existe a possibilidade de adoção. Considerando que, em m uitos casos, as crianças para adoção vivem em condições de abandono e maus-tratos, você acha que a adoção deve ser valorizada?

Respostas

respondido por: maarigibson
4
Olá, tudo bem?

O sistema de adoção no Brasil é burocrático e muito lento, dependendo de decisões do judiciário, que pela judicialização de diversas coisas, é moroso e nem sempre possui a agilidade necessária para decidir.

As condições da maioria das crianças que vão para adoção também não são boas. Muitas vem de famílias em situação de vulnerabilidade social e, por não terem o perfil que os adotantes buscam (bebês de colo, preferencialmente brancos e sem irmãos) essas crianças permanecem nas filas da adoção por anos, algumas sem nunca conseguirem uma família.

É importante, além de desburocratizar a adoção, ampliar o conceito de família para que casais homoafetivos também sejam incluídos. Além disso, campanhas contra o racismo estrutural em nossa sociedade e incentivos para pessoas que adotarem crianças também seriam eficazes, como exemplo bem sucedido de países do exterior.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares