• Matéria: Biologia
  • Autor: annnamouratavar4754
  • Perguntado 8 anos atrás

Em fevereiro de 2004 foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma pesquisa sobre o perfil do doador de sangue brasileiro. O objetivo foi analisar as características,
opiniões e conhecimentos dos voluntários sobre o processo de doação de sangue para melhor
direcionar as ações da Anvisa. O estudo entrevistou doadores nas cinco regiões do Brasil. Entre os muitos dados obtidos, constatou-se que:
• 62,39% dos doadores pertenciam ao sexo masculino;
• a faixa etária predominante, cerca de 28,25%, estava entre 30 e 39 anos;
• 42,95% dos doadores pertenciam à classe C na avaliação socioeconômica;
• o nível de escolaridade com maior incidência, 39,70%, foi o ensino médio completo.
1. No que diz respeito ao gênero, que estratégia poderia ser adotada para incentivar mais mulheres a doarem sangue?
2 . No Brasil, a idade mínima para doar sangue é 16 anos. Como você elaboraria uma campanha para incentivar pessoas jovens a doar sangue?

Respostas

respondido por: maarigibson
0
Olá, tudo bem?

1- Naturalmente, as mulheres possuem menor taxa de reposição de ferro no sangue que os homens, tanto que homens podem doar sangue a cada 2 meses e mulheres a cada 3 meses. Ainda, a menstruação, gravidez e aleitamento, condições femininas, impedem muitas de serem doadoras. Para incentivar a doação, já que a condição biológica da mulher é diferente, talvez aumentar as campanhas de doação de sangue especificamente para o público feminino e aumentar o tempo de descanso após a doação, podem ser medidas válidas.

2- A propagação de informação é a maior forma de incentivo de doação de sangue. Campanhas pautadas na solidariedade com o próximo e transformar doação de sangue em algo descolado e legal pode ser muito eficiente para os jovens, principalmente nas redes sociais.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares