• Matéria: História
  • Autor: nicoleperry199p21kmg
  • Perguntado 8 anos atrás

Interpretação sobre um trecho do poema 'Os Lusíadas' de camões? "Cessem do sábio grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o feito ilustre Lusitano A quem Néptuno e Marte obedeceram Cesse tudo o que a Musa antiga canta Que outro valor mais alto se alevanta...." 1-Qual é o trecho que faz referência a Antiguidade Clássica? 2-Qual é o assunto principal dos versos apresentados? 3-A antiguidade é tratada como insuperável ou os feitos portugueses são tidos como mais grandiosos?Justifique

Respostas

respondido por: GeekLorena
13
1- "cesse tudo o que a musa antiga canta"
2- o renascentismo
3- os feitos lusitanos são tidos como mais grandiosos, podemos justificar com o trecho: "que eu canto o feito ilustre lusitano"
respondido por: makmorales
12

Olá,

1) O trecho do poema 'Os Lusíadas' de Luiz de Camões que faz referência a Antiguidade Clássica trata-se de "Cessem do sábio grego e do Troiano" além de "Cesse tudo o que a Musa antiga canta" e do trecho que fala sobre Alexandre o Grande.

2) O assunto principal dos versos apresentados trata-se das Grandes Navegações e dos portugueses, chamados de lusitanos, e sua bravura perante os mares.

3) Não podemos afirmar que para Camões a antiguidade é tratada como insuperável; para o mesmo os portugueses são tidos como mais grandiosos, por isso ele diz "calem-se gregos e troianos", "cale-se Alexandre" e etc.

Abraços!

Perguntas similares