1. Em primeiro plano, no quadro de Domenico di Michelino (1417-1491), aparece o poeta italiano D ante Alighieri (1265-1321), autor de A diuina comédia. No caderno, descreva de modo resumido como Dante foi representado.
2. Ao fundo do quadro vemos a montanha do purgatório, local para onde vão as almas que precisam expiar seus pecados antes de chegar ao paraíso. Que outros símbolos da religião católica podem ser identificados na pintura?
3. O que a posição de destaque e a relação de tamanho entre a representação de Dante e os outros elementos do quadro sugerem ao observador sobre sua importância? ► O destaque dado a um ser humano, no quadro, é compatível com a visão teocêntrica que marcou a Idade Média? Por quê?
Respostas
1. No quadro, Dante parece ter sido apresentado como um profeta, tendo em vista sua postura, o livro em sua mão e a coroa de louros em sua cabeça. Suas vestes vermelhas indicam uma certa simplicidade, já que não são muito luxuosas.
2. Podemos perceber que do lado direto, no alto da abóbada, há uma cruz. Na porta da montanha, há um anjo negro com asas grandes. à esquerda de Dante, embaixo, há uma figura que remete ao Diabo.
3. A pintura parece homenagear Dante, colocando-o em destaque e utilizando suas criações ao fundo para fazer referência ao seu trabalho. Podemos dizer que esse tipo de pintura não é compatível com o Teocentrismo vigente na Idade Média, já que o homem não estaria em destaque, e sim os motivos religiosos da pintura.
1 - A ideia dessa escultura, se baseava na teoria que a estátua se baseava na representação de Dante Alighieri, o criador da Divina Comédia, uma das principais obras artísticas do passado.
Para finalizar, Auguste Rodin pensou nessa escultura para ser criada como um elemento de figura heróica, buscando representar a arte também através da criação escultural, não apenas na poesia e pintura.
Como essa referência pode ser exposta na obra?
A partir do momento que as vestes vermelhas indicam uma simplicidade, fugindo do luxo que normalmente temos na época.
Mais sobre a importância da arte:
https://brainly.com.br/tarefa/15716759
2 - A montanha do purgatório se apresenta na parte de trás da obra, onde o anjo negro com asas grandes se apresenta como um dos elementos chave dessa pintura, onde embaixo, existe uma figura que faz uma referência ao diabo.
Como esse movimento era representado?
D Ante surge no Renascimento que nasceu por volta do século XIV e XVI, onde a produção artística e literária por ser tão intensa recebeu esse nome de renascença.
Deste modo, notamos que dentre seus valores principais temos:
- A valorização das ideias e visão de mundo;
- Além da Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana).
Mais sobre os períodos artísticos:
https://brainly.com.br/tarefa/14349679
3. Vemos uma homenagem direta a D Ante como uma forma de destacar os valores e o direcionamento, onde a pintura vai na contramão dos valores do Teocentrismo como um todo, incluindo seus motivos religiosos.
Como identificamos o teocentrismo e o antropocentrismo?
Os conceitos de natureza, que divergem do antropocentrismo, já que o homem é apenas parte desse processo criado pela divindade.
O antropocentrismo, fez parte da produção da história e da filosofia, sendo um marco para a quebra dos padrões que colocavam a religião e as divindades no centro da vida, por parte do teocentrismo.
Mais sobre cultura e religião:
https://brainly.com.br/tarefa/14349679
#SPJ3