(Unicamp) Reproduzimos abaixo a chamada de capa e a notícia publicadas em um jornal brasileiro que apresenta um estilo mais informal.
Governo quer fazer a galera pendurar a chuteira mais tarde
Duro de parar — Como a vovozada vive até mais tarde, a intenção, agora, é criar regra para aumentar a idade mínima exigida para a aposentadoria; objetivo é impedir que o INSS quebre de vez Descanso mais longe O brasileiro tá vivendo cada vez mais — o que é bom. Só que quanto mais ele vive, mais a situação do INSS se complica, e mais o governo trata de dificultar a aposentadoria do pessoal pelo teto (o valor integral que a pessoa teria direito de receber quando pendura as chuteiras) — o que não é tão bom. A última novidade que já tá em discussão lá em Brasília é botar pra funcionara regra 85/95, que diz que só se aposenta ganhando o teto quem somar 85 anos entre idade e tempo de contribuição (se for mulher) e 95 anos (se for homem). Ou seja, uma mulher de 60 anos só levaria a grana toda se tivesse trampado registrada por 25 anos (60+25=85) e um homem da mesma idade, se tivesse contribuído por 35 (60+35=95). Quem quiser se aposentar antes, pode — só que vai receber menos do que teria direito com a conta fechada. (noticia JÁ, Cam pinas, 3Djun. 2012, p. l e 12)
a) Retire dos textos duas marcas que caracterizariam a informalidade pretendida pela publicação, explicitando de que tipo elas são (sintáticas, morfológicas, fonológicas ou lexicais, isto é, de vocabulário).
b) Pode-se afirmar que certas expressões empregadas no texto, como “tá” e “botar”, se diferenciam de outras, como “galera” e “grana”, quanto ao modo como funcionam na sociedade brasileira. Explique
que diferença é essa.
Respostas
respondido por:
120
a) No que se refere a sintaxe, os 2 textos não apresentam marcas de informali- dade eles seguem a norma culta.
**Os Coloquialismo são :
-tá (morfológico-->está),
- pra (fonológico --> para),
-- vovozada (lexical, --> os velhos),
--grana (lexical, --> dinheiro) .
b) -->>Tá substitui está e "botar", substituiu o "colocar", sao habitos da linguagem coloquial brasileira.
--->> Galera e grana, é usada como gíria da linguagem de jovens; usados na informalidade e grau em pessoas de classe sociais mais baixas .
respondido por:
37
a) Algumas marcas que caracterizariam a informalidade são:
"pendurar as chuteiras" => lexical
"quebre" => lexical
"vovozada" => morfológica
"trampar" => lexical
"tá" => fonética
"Quem quiser se aposentar antes, pode" => sintática (separação do sujeito do verbo com vírgula)
b) A diferença está no fato que "tá" e "botar" são marcas de coloquialidade mais aceitas e estão mais presentes nas falas de todas as camadas sociais.
Já "galera" e "grana" são mais informais e mais comuns no grupo social mais jovem, logo são menos aceitáveis num discurso formal.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20382845
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás