• Matéria: Biologia
  • Autor: salsichaovideos5737
  • Perguntado 8 anos atrás

Duas espécies de drosófila, Drosophilapersimilis e Drosophilapseudobscura, apresentam um complexo ritual de acasalam ento em que os m achos vibram as asas, produzindo um som característico de cada espécie. As fêmeas só cruzam com machos que produzem o som típico da espécie. Em condições de laboratório podem surgir híbridos entre as duas espécies, especialmente quando esses insetos são mantidos a 16 °C.

a) Com o descrito, as duas espécies podem produzir descendentes. Por que, então, elas são classificadas isoladamente?
b) Qual é o tipo de isolamento reprodutivo dessas espécies? Justifique.
c) Proponha uma hipótese que explique por que a 1 6 °C as duas espécies de drosófilas cruzam.

Respostas

respondido por: giovannisantana03
62
a) Bem, a capacidade de criar uma prole não mostra nada sobre a relação das espécies ou como este indivíduo foi nascer, quando foi originado de duas espécies diferentes. Este híbrido, na grande maioria das vezes, será infértil por conta de seu conjunto cromossômico, que será diferente das duas espécies na qual ele foi originado. So é considerado da mesma espécie se a prole for viável para reprodução também.

b) Julgando por o que o enunciado diz e mais algumas pistas, percebi: que  provavelmente uma barreira física separou tais indivíduos e que esta especiação se dá por causa do ambiente. 

c) Então, provavelmente no ambiente onde habitavam originalmente era frio e a espécie se adaptou para isso, depois, o ambiente pode ter mudado drasticamente e a temperatura aumentou. Portanto, uma espécie agora se adaptou para reproduzir no calor enquanto a outra ainda prefere os 16 graus.
Perguntas similares