• Matéria: Biologia
  • Autor: Ebuborges7617
  • Perguntado 8 anos atrás

"A natureza proporciona ao [ser humano] uma infinidade de plantas com valores medicinais. E a flora brasileira é uma rica fonte de ervas que podem auxiliar no tratamento e prevenção de vários males. Se nossos ancestrais contavam apenas com o conhecimento empírico, nós, hoje, dispomos de pesquisas científicas que comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, atestando, em alguns casos, sua eficiência. Há plantas em que o princípio ativo - a substância capaz de agir com efeito medicinal - varia de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da planta. [...] Do ponto de vista do consumo, é importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam, algumas plantas fazem mal à saúde. Portanto, o uso de plantas medicinais não deve ser indiscriminado. Algumas espécies são muito parecidas e corre-se o risco de, por engano, ingerir uma que é perigosa e não benéfica. Nunca se deve usar plantas para fazer chás sem que se tenha certeza de sua origem e seus possíveis efeitos. Ervas não são medicamentos. Nenhum tratamento deve ser feito sem o acompanhamento médico profissional."

1. Você acha importante que sejam realizados estudos para se conhecerem mais propriedades medicinais das plantas? Por quê?
2. A crença de que “tudo o que vem da natureza só faz bem” é verdadeira? Explique.
3. Qual é a im portância da Ciência associada ao estudo de plantas medicinais? Com o isso pode ser associado com os conhecimentos tradicionais?
4. A flora brasileira favorece a descoberta de plantas com propriedades medicinais? Porquê?

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
5
Olá,

 1) Sim, o estudo das plantas para propriedades medicinais é muito importante, sabemos que vários remédios já possuem suas bases nas plantas, mas ainda não conhecemos todo o potencial das nossas plantas. Conhecer e conseguir aplicar seus benefícios pode ser importante para a cura de inúmeras doenças.

2) Não, a natureza também produz elementos tóxicos para a saúde do ser humano.

3) Os conhecimentos tradicionais possuem elevada relevância para a ciência porque podem contribuir para as aplicações dos cientistas.

4) Sim, temos uma flora e com uma boa parte já explorada, inclusive com povos nativos que já utilizam inúmeras plantas para cuidar de suas saúdes.
Perguntas similares