• Matéria: Biologia
  • Autor: Matheuse805
  • Perguntado 8 anos atrás

A esclerose m últipla é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela degradação do estrato mielí- nico dos neurônios. Os sintom as são variáveis, mas geralmente o primeiro é a perda de visão em um dos olhos, seguida por sensação de formigamento nos membros e perda de movimento em um deles. Os sintom as, que lembram os de um derrame, dificultando o diagnóstico, aparecem na forma de surtos, ou seja, eles podem aparecer e depois sumir até por anos antes de se manifestarem novamente. A Associação Brasileira de Esclerose M últipla (Abem ) estima que no Brasil haja mais de 30.000 pessoas com essa doença.

a) Qual é o efeito da ausência de estrato mielínico nos neurônios para o funcionamento do sistema nervoso?
b) Um dos primeiros sintomas dessa doença é a visão afetada. O que isso indica sobre os neurônios que transmitem impulsos nervosos a partir dos fotorreceptores?
c) Uma das principais dificuldades para diagnosticar a esclerose múltipla é a possibilidade de confundir seus sintom as com os de outra doença. Elabore um método de diagnóstico que possa resolver esses problemas, levando em conta a possibilidade de aplicá-lo em um paciente.

Respostas

respondido por: BiaBomfim
6
Olá,

a) Com a ausência de mielina os impulsos nervosos ou não conseguem ser transmitidos ou se tornam mais lentos, podendo causar curtos circuitos. Nestes casos podem aparecer sintomas como visão borrada e dificuldade na cordenação motora.

b) Os fotorreceptores transmitem impulso elétrico equivalente a luz que a retina capta, para que o cérebro possa interpretar a imagem, sem mielina não conseguem transmitir corretamente o impulso.

c) Um dos primeiros sintomas a ser apresentado é a visão embaçada, quando o paciente apresentar os sintomas juntamente com perca de coordenação motora, além de outros sintomas relacionados a problemas da medula espinhal irão exigir mais atenção e aumentar a suspeita de Esclerose Múltipla.

Após a suspeita pode-se pedir exames de sangue e ressonância magnética, para descartar a hipótese de ser alguma infecção ou outra lesão. 

Caso não seja detectada outra doença pode ser feito o exame de potencial evocado, para detectar possíveis lesões ou danos nos sinais elétricos.


Espero ter ajudado!
Perguntas similares