• Matéria: Geografia
  • Autor: juuhdanadinha830
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o poema a seguir.A pedraO vento vinha e ficava brincando com a pedra.Depois o vento ia embora.Vinha a chuva e ficava brincando com a pedra.Era como um dilúvio.Depois a chuva ia embora.Vinha o sol. Uma rosa vermelha.Cobria a pedra com o seu manto dourado.Cobria a pedra de carinho e dor.Em seu âmago, como se um abismo estrelado,a pedra perdia-se em quietude e delírio.Passavam-se os dias e os anos.A pedra vinha perdendo todo o seu brilho.A pedra vinha ficando verde.O seu ardente sonho de voar era ruína.Depois a pedra não sonhava mais.A pedra ficava sozinha.(GARCIA, José Godoy. Poesias. Brasília: Thessaurus, 1999. p. 49).No texto, o autor faz uma descrição poética de um processo natural, diretamente relacionado à alteração das rochas na superfície terrestre. Interpretando-se os versos em sua sequência, evidencia-se a referência: a) à erosão de origem eólica; à erosão de origem pluvial; ao intemperismo físico; e ao intemperismo químico- -biológico. b) ao intemperismo químico de origem pluvial; ao intemperismo físico; à erosão de origem eólica; e ao intemperismo químico-biológico. c) ao intemperismo físico; ao intemperismo químico-biológico; ao intemperismo físico; e à erosão de origem pluvial. d) ao intemperismo químico-biológico; à erosão de origem eólica; à erosão de origem pluvial; ao intemperismo físico. e) à erosão de origem pluvial; ao intemperismo químico- -biológico; à erosão de origem eólica; e ao intemperismo físico.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
69
Olá,

 A resposta para a questão é a letra a:

 a) à erosão de origem eólica; à erosão de origem pluvial; ao intemperismo físico; e ao intemperismo químico-biológico.

   O autor em seu testo busca enfatizar através deus versos acerca das origens mencionadas acima e aos intemperismo também citados na resposta que está contido na alternativa a.

 Erosão é o processamento de desgastamento dos elementos, principalmente das rochas através de agente que podem ser externos ou internos, ele menciona neste caso o processo eólico ou seja, através de ventos, o pluvial através de águas da chuva.

 O intemperismo também está relacionado ao desgaste, e pode ser de origem química, física ou biológica. E no caso deste texto ele relata sobre o físico e relaciona o químico biológico (alguns autores podem usar apenas o químico para descrever esta relação)
respondido por: justforthebois123
5

Resposta:

a) ao intemperismo de origem eólica, ao intemperismo físico da água da chuva e ao intemperismo químico-biológico.  

Explicação:

(geekie)

O trecho “o vento vinha e ficava brincando com a pedra” refere-se ao intemperismo eólico e ao seu poder de desgaste sobre a rocha, assim como o trecho “vinha a chuva e ficava brincando com a pedra” refere-se ao intemperismo pluvial, provocado pela ação da água da chuva sobre a rocha, e o trecho “a pedra vinha ficando verde” destaca o desenvolvimento de musgos e liquens sobre a rocha, revelando a atuação do intemperismo químico-biológico.

Anexos:
Perguntas similares