• Matéria: História
  • Autor: jefersoncauan1886
  • Perguntado 8 anos atrás

A Lei de Terras de 1850 acelerou a incorporação de te rra s devolutas ao patrim ônio privado. Na ânsia em incorporar novas terras, g ran d es p ro p rietário s praticavam d ive rsas arbitrariedades. Os grileiros já haviam feito a sua aparição em cena desde a promulgação da Lei de 1850. Durante toda a segunda metade do século, estiveram em ação, falsificando títulos de propriedade para depois especular com as terras. Em função disso, o preço das terras subira vertiginosamente. Na região de Araraquara, em termos reais o preço aumentara sete vezes e meia entre os períodos de 1885-1889 e 1890-1894. Assim a valorização da terra, que era um dos objetivos da lei de 1850, acabou ocorrendo em São Paulo, mas por um efeito perverso desta. Não foi a venda das terras devolutas que provocou a valorização, mas a grilagem - isto é, a venda das terras devolutas por parte de particulares que delas se apropriavam.Segundo o texto, um dos m aiores problemas relacionados à posse de terras na segunda m etade do século XIX era a grilagem . Sendo assim , responda às questões a seguir.1. Por que a grilagem acontecia?2. Quais eram as consequências da grilagem quanto ao acesso à terra?

Respostas

respondido por: nessasch
7
O objetivo da grilagem era manter os grandes latifúndios, a os grandes cultivos, como o de café, e o domínio econômico por parte dos até então grandes proprietários rurais. 

Como consequências, a grilagem fez com que as terras continuassem pertencendo a um reduzido número de proprietários, e ainda aumentou o prestígio e a influência desdes perante o governo imperial.

As pessoas de baixa renda passaram a ter dificuldade de acesso às terras, já que as terras eram supervalorizadas decorrente dos preços estabelecidos pelos grileiros. Assim, muitas pessoas perderam o pedaço de terra que garantia sua subsistência.


Perguntas similares