• Matéria: História
  • Autor: folheados9813
  • Perguntado 8 anos atrás

(Fuvest-SP) A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no B ra sil, estão a sso c ia d a sa :a) uma política nacional de atração de mão de obra para a lavoura e às transform a­ ções sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão. b) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a Itália e o Japão. c) uma demanda de mão de obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país. d) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o J a ­ pão para exportação de matérias-primas. e) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de em branquecim ento da população brasileira.

Respostas

respondido por: Matheusieti
1
Boa noite!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

A alternativa A é a que melhor se enquadra no contexto. Uma política nacional de atração de mão de obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão. 



Partindo deste ponto, podemos, observar que, o início da migração para o Brasil, se deu a partir da 
necessidade de mão-de-obra para a lavoura cafeeira que era o principal produto da pauta de exportações nacional até a crise de 29. 

Deste modo, é possível ressaltar também que, as transformações seguiram o período de migração, onde tanto na Itália quanto o Japão passavam por mudanças em sua estrutura econômica. 


Espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Perguntas similares