• Matéria: História
  • Autor: leandrogarcia4589
  • Perguntado 8 anos atrás

Era preciso, sempre que possível, insistir-se em que o trabalho era o elemento ordenador da sociedade, a sua “lei suprema”. Já que a sociedade oferecia tudo ao cidadão, garantindo-lhe segurança, direitos individuais, liberdade, honra etc., ele teria de saldar uma dívida permanente para com ela retribuindo com o seu trabalho. Sobre os debates realizados em 1888 no Rio de Janeiro, a propósito do projeto de repressão à ociosidade, assim afirmava um deputado: É preciso que tenham todos uma ocupação, porque V. Exa. sabe que, desde que o indivíduo respira, como que contrai uma dívida com a sociedade, a qual só pagará com o trabalho.1. Por que o trabalho era considerado ordenador da sociedade? Analise essa questão com base na visão do trabalho que estava sendo construída no início da república.2. A conceituaçào de trabalho construída naquele momento ainda é válida para a sociedade atual? Justifique.3. No século XIX e início do século XX. o trabalho era visto como um pagamento feito em troca dos benefícios e infraestrutura oferecidos pelo Estado à população. Atualmente, de que forma pagamos os benefícios oferecidos pelo Estado?

Respostas

respondido por: Pefix
2
Boa Noite

1) O Trabalho era considerado o organizador da sociedade, pois, é ele que movimenta tudo no mundo econômico, se as pessoas não trabalharem a economia para e as pessoas morreriam de fome, por isso sua importância. 

2) Sim, ainda é valida, mesmo que com algumas pequenas mudanças devido a própria evolução humana, mas a ideia em si é a mesma.

3) Esses são os famosos impostos, o jeito de "retribuirmos " ao governo todos os benefícios que o mesmo nos beneficia, pelo menos isso em teoria.
Perguntas similares