Respostas
Para apontar os três princípios básicos do planejamento e da avaliação é necessário compreender de que escola pedagógica estamos falando. Para se ter uma noção mais generalizada, pode-se compreender os princípios básicos como os seguintes:
1. Processo contínuo: o planejamento e a avaliação não podem ser eventos pontuais, mas devem ser levados a cabo na prática do ensino como elementos fundantes do aprendizado.
2. Funcional: é mais do que importante que tanto o planejamento quanto a avaliação sejam funcionais, isto é, façam-se aplicáveis e efetivas na prática docente, de modo a realizar-se com eficiência.
3. Integral: não obstante, embora tenham de ser contínuos, o planejamento e a avaliação são elementos que devem ser levados em conta como a base da prática docente, e, por isso, não podem ser menos do que integrais, ou seja, dar conta de toda a complexidade do processo de ensino-aprendizagem.
Abraços!
Resposta:
São eles:
a) o princípio da contribuição aos objetivos: Maximização de objetivos e hierarquias entres os mesmos.
b) o princípio da procedência do planejamento: A empresas não deve atuar no improviso, onde todas as ações devem ser planejadas e organizadas, tudo sendo coordenado pelo planejamento estabelecido.
c) o princípio de maior influência e abrangência: Crer que o planejamento pode gerar uma grande série de modificações nas características e atividades da organização. O que afeta diretamente os colaboradores da organização, necessitando de um treinamento adequado a novas mudanças.
d) Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade: Nesse princípio deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Se dividindo em:
Eficiência – Fazer as coisas certas, usando menos recursos.
Eficácia – Fazer as coisas certas, de forma criativa, com bons resultados e gerar lucro
Efetividade – Se manter sustentável no mercado, gerar bons resultados globais e usar energia sistêmica.