Respostas
Em termos gerais, pode-se afirmar que a principal causa da reação africana à ocupação europeia do continente foi a opressão gerada sobre as populações e a cultura local. Além disso, nota-se o uso de africanos para trabalhos forçados, a destruição de objetos de culto e outros artigos culturais, a fragmentação de tribos, a fomentação de conflitos entre diferentes grupos étnicos, o uso comercial de territórios sagrados e de importância social e etc.
Abraços!
A maior causa da resistência africana contra a ocupação europeia foi a luta pela autonomia, liberdade e defesa das sociedades africanas, visto que os europeus exploravam o continente ao criar estados fantoches.
Ao estabelecerem o Neocolonialismo, os europeus invadiam, ocupavam e "colonizavam" as diversas regiões da África, basicamente em busca da exploração de recursos naturais, da mão de obra barata e da conquista de novos mercados.
Isso ocorreu porque durante a expansão das produções industriais no período os países encontraram um limite natural de suas demandas nacionais e, para evitar a desaceleração econômica, buscaram novos mercados por meio do Neocolonialismo.
Para mais sobre o Imperialismo, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/5841098