O rapaz chegou-se para junto da moça e disse: — Antônia, ainda não me acostumei com o seu [ corpo, com a sua cara. A moça olhou de lado e esperou. — Você não sabe quando a gente é criança e de [ repente vê uma lagarta listrada? A moça se lembrava: — A gente fica olhando... A meninice brincou de novo nos olhos dela. O rapaz prosseguiu com muita doçura: — Antônia, você parece uma lagarta listrada. A moça arregalou os olhos, fez exclamações. O rapaz concluiu: — Antônia, você é engraçada! Você parece louca. Manuel Bandeira. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985. No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época A a reiteração de palavras como recurso de construção de rimas ricas. B a utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano. C a criativa simetria de versos para reproduzir o ritmo do tema abordado. D a escolha do tema do amor romântico, caracterizador do estilo literário dessa época. E o recurso ao diálogo, gênero discursivo típico do Realismo
Respostas
Olá.
Desde já, afirmo que a resposta correta está na alternativa B.
Transcrevo as alternativas, justificando-as adequadamente.
A) a reiteração de palavras como recurso de construção de rimas ricas.
Incorreto. É fácil perceber que o foco não foi a criação de rimas quando se analisa o final das orações e percebe-se a inexistência de fonemas que rimam na maioria.
B) a utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano.
Correto. Foi-se demonstrado um diálogo comum entre um casal de namorados, realmente típico do modernismo.
C) a criativa simetria de versos para reproduzir o ritmo do tema abordado.
Incorreto. Não houve tentativa de ter simetria na estética do texto escrito, tanto que duas falas ficaram maiores que o restante.
D) a escolha do tema do amor romântico, caracterizador do estilo literário dessa época.
Incorreto. Não há o “amor romântico” com o uso de muitos adjetivos para demonstrar o sentimento de “amor”, mas sim um modo mais “comum” de diálogos em relações humanas convencionais.
E) o recurso ao diálogo, gênero discursivo típico do Realismo
Incorreto. Veja que citou “típico do realismo”, sendo o foco o “modernismo”. Alternativa automaticamente inválida.
Com isso, podemos afirmar que a resposta correta está na alternativa B.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos
Podemos dizer que a utilização da linguagem falada, em contexto relacionado ao cotidiano, é uma característica do Modernismo, escola literária à qual o poema pertence.
Alternativa correta: letra B.
Diálogo
No poema de Manoel Bandeira, observamos que há um diálogo entre a moça e o rapaz. Veja o trecho a seguir:
“— Você não sabe quando a gente é criança e de [ repente vê uma lagarta listrada? A moça se lembrava: — A gente fica olhando...”
Podemos identificar que se trata de uma conversa, pelo uso do sinal de travessão antes das falas da moça.
Linguagem do cotidiano
Outro ponto que demonstra a presença do diálogo no poema é o fato de o autor usar termos do cotidiano para inserir as falas das personagens.
Saiba mais sobre Modernismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529252