• Matéria: ENEM
  • Autor: gcharlotte2989
  • Perguntado 8 anos atrás

A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meiavida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meiavida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo. O gráfico acima representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo. F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40. A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13 h 30 min será aproximadamente de A 10%. B 15%. C 25%. D 35%. E 50%.

Anexos:

Respostas

respondido por: arthurcarneiro2
33
Olá, Gcharlotte.

Podemos responder a questão a partir da análise do gráfico ou por análises matemáticas.

Considerando que terá passado 1h30min da aplicação do remédio podemos afirmar que terá passado 1 meia vida completa e estaria em processo para a 2ª meia vida.

Portanto, às 13 hrs já teríamos 50% da quantidade inicial da amoxilina. 

Como a meia vida seguinte seria a metade dos 50%, logo às 14 hrs teríamos 25% da meia vida do remédio.

Isso nos permite eliminar as alternativas A, B, C e E. Pois antes de 13:30 já fora atingido 50% da dose e após as 13:30 ainda há 25% da dosagem. Que é maior que 10% e 15% e 25%. Nos resta somente 35%, que é a alternativa correta.

Poderíamos analisar o gráfico e perceber que 30 minutos é metade do tempo para passar a meia-vida. Entre o período da 1ª e 2ª meia-vida o gráfico corta exatamente 35%. Que é o valor que a dosagem possui.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Perguntas similares