• Matéria: ENEM
  • Autor: dudaandrade3949
  • Perguntado 8 anos atrás

O lixo radioativo ou nuclear é resultado da manipulação de materiais radioativos, utilizados hoje na agricultura, na indústria, na medicina, em pesquisas científicas, na produção de energia etc. Embora a radioatividade se reduza com o tempo, o processo de decaimento radioativo de alguns materiais pode levar milhões de anos. Por isso, existe a necessidade de se fazer um descarte adequado e controlado de resíduos dessa natureza. A taxa de decaimento radioativo é medida em termos de um tempo característico, chamado meia-vida, que é o tempo necessário para que uma amostra perca metade de sua radioatividade original. O gráfico seguinte representa a taxa de decaimento radioativo do rádio-226, elemento químico pertencente à família dos metais alcalinos terrosos e que foi utilizado durante muito tempo na medicina. As informações fornecidas mostram que A) quanto maior é a meia-vida de uma substância mais rápido ela se desintegra. B) apenas 1 8 de uma amostra de rádio-226 terá decaído ao final de 4.860 anos. C) metade da quantidade original de rádio-226, ao final de 3.240 anos, ainda estará por decair. D) restará menos de 1% de rádio-226 em qualquer amostra dessa substância após decorridas 3 meias-vidas. E ) a amostra de rádio-226 diminui a sua quantidade pela metade a cada intervalo de 1.620 anos devido à desintegração radioativa.

Anexos:

Respostas

respondido por: biaams2013
107
A) Pelo contrário, quanto maior a meia vida da substância, mais tempo ela persiste no ambiente.

B)  Ao final de 4860 anos a amostra terá se reduzido a 1/8 da quantidade inicial.

C) Menos da metade, em 3240 a amostra caiu para 1/4 de kg.

D) Passadas 3 meias-vidas ainda terá 12,5% de amostra a decair.


E) Correto, o conceito de meia-vida é que a cada meia-vida a quantidade do material cai pela metade, pelo gráfico vemos que o intervalo entre cada meia-vida é de 1620 anos.

Resposta: E
respondido por: Estudo2107
5

Resposta:

Letra e)

Explicação:

Analisando o gráfico, verificamos que a meia-vida do rádio é de 1620 anos, pois é o tempo que a massa leva para diminuir de 1 kg para ½ kg, ou seja, o tempo que ela leva para reduzir 50% de sua massa (período denominado de meia-vida).

a- Falsa. Quanto maior a meia-vida, mais lentamente ocorre a desintegração.

b- Falsa. Após 4860 anos, restará apenas 1/8 da massa de rádio.

c- Falsa. A metade de rádio restará após um período de 1620 anos.

d- Falsa. Após uma meia-vida, a massa ou a radiação sempre decai 50%. Logo, após 3 meias-vidas, restarão 12,5% de rádio:

100%--------50%----------25%----------12,5%

Perguntas similares