• Matéria: História
  • Autor: TylerHecklin
  • Perguntado 8 anos atrás

As circunstâncias históricas europeias de princípios do século XIX foram responsáveis pela transferência da sede do Estado português para a colônia brasileira. Essa decisão, tomada para preservar o trono lusitano em mãos da família Bragança em face da invasão francesa, foi decisiva para deflagrar o processo que culminaria na Independência do Brasil. A esse respeito, julgue (C ou E) o item subsequente.

Embora conduzida pelo príncipe herdeiro do trono português, a Independência é consensualmente vista como ato político que rompeu com as estruturas básicas do período colonial, o que foi possível em face da conciliação que aproximou as elites brasileiras em torno do projeto maior de assegurar a emancipação do país e de inseri-lo vantajosamente na economia internacional.

Respostas

respondido por: AndrewMatarazzo
3
Na verdade, não há consenso sobre o processo de Independência ter sido um ato político que rompeu com as estruturas básicas do período colonial. Na verdade, diversos autores divergem desse ponto de vista, afirmando que a independência foi uma mera “transação" bragantina no seio da família, gerando um processo conservador, que manteve intacto não apenas a dinastia, mas também estruturas, aparelhos e instituições. A prova mais cabal desse conservadorismo foi a manutenção da escravidão.

O item está errado. É isso, espero ter ajudado!!
respondido por: DannyCarver
1
Não houve um consenso sobre a independencia, pelo contrário foi uma transição bragantina, gerando um processo conservador. Essa afirmativa está errada.

Boa sorte com história!!

Perguntas similares