• Matéria: ENEM
  • Autor: lorranyMoraes7132
  • Perguntado 8 anos atrás

A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados. RACHELS, J. Os elementos da filosofia moral. Barueri-SP: Manole, 2006. Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma A fundamentação científica de viés positivista. B convenção social de orientação normativa. C transgressão comportamental religiosa. D racionalidade de caráter pragmático. E inclinação de natureza passional.

Respostas

respondido por: kacauchan
304
Olá!!

A resposta correta é a de letra D) racionalidade de caráter pragmático.

Se prestarmos atenção, podemos perceber que o enunciado está falando que a moralidade é igual ao máximo de felicidade que se poder conquistar.

Podemos notar também que se trata de um conceito pratico, pois se examinarmos a moralidade da ações poderemos encontrar se ela nos trará felicidade ou não. Não sendo algo complicado, que enrola demais para explicar, muito pelo contrario, é simples e rápido. Por isso é uma racionalidade pragmática.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

respondido por: sannyecarolyne
114

Resposta:

D

Explicação:

O utilitarismo defendia que a ação é boa quando busca a felicidade da maioria das pessoas de uma determinada sociedade. A ética utilitarista é racional e pragmática.

Perguntas similares