AntífonaÓ Formas alvas, brancas, Formas clarasDe luares, de neves, de neblinas!...Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...Incensos dos turíbulos das aras...Formas do Amor, constelarmente puras,De Virgens e de Santas vaporosas...Brilhos errantes, mádidas frescurasE dolências de lírios e de rosas...Que o pólen de ouro dos mais finos astrosFecunde e inflame a rima clara e ardente..Que brilhe a correção dos alabastrosSonoramente, luminosamente.Forças originais, essência, graçaDe carnes de mulher, delicadezas...Todo esse eflúvio que por ondas passaDo Éter nas róseas e áureas correntezas...Indefmíveis músicas supremas,Flarmonias da Cor e do Perfume...Horas do Ocaso, trêmulas, extremas.Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...Cristais diluídos de clarões álacres,Desejos, vibrações, ânsias, alentosFulvas vitórias, triunfamentos acres,Os mais estranhos estremecimentos.Visões, salmos e cânticos serenos,Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...Dormências de volúpicos venenosSutis e suaves, mórbidos, radiantes...Infinitos espíritos dispersos,Inefáveis, edênicos, aéreos,Fecundai o Mistério destes versos,Com a chama ideal de todos os mistérios.Flores negras do tédio e flores vagasDe amores vãos, tantálicos, doentios...Fundas vermelhidões de velhas chagasEm sangue, abertas, escorrendo em riosTudo! vivo e nervoso e quente e forte,Nos turbilhões quiméricos do Sonho,Passe, cantando, ante o perfil medonhoE o tropel cabalístico da Morte...Do Sonho as mais azuis diafaneidadesQue fuljam, que na estrofe se levantemE as emoções, todas as castidadesDa alma do verso, pelos versos cantem.(CRUZ E SOUSA. Antífona. In :________. Missal e Broquéis.São Paulo: Martins Fontes. 1993. p. 137.)1. Esse poema é considerado, pela crítica, uma verdadeira profissão de fé simbolista.a) Nas cinco quadras iniciais, a quem o eu poético invoca?b) Há muitos substantivos abstratos. A que sensações eles remetem?2. Cruz e Sousa sofreu preconceitos terríveis por ser negro, o que marcou sua produção poética. Nesse poema, o eu poético concretiza as realidades abstratas por meio de uma sobreposição de cores.a) Identifique essas cores.b) Que sentidos elas adquirem no poema?3. Além da presença sugestiva das cores, uma mistura de sensações derivadas de diferentes sentidos — visão, audição, olfato, tato e paladar — estão presentes. Esse recurso de linguagem é chamado de sinestesia.a) Identifique três sinestesias empregadas no texto.b) Que sensações predominam nesses versos?4 . O eu poético sugere um som por meio da poesia, e não da música. Um recurso de linguagem que promove essa musicalidade é a aliteraçáo.a) Identifique as aliterações no poema.b) O que elas sugerem?
Respostas
Antífona
Cruz e Souza
1- Esse poema é considerado pela crítica uma verdadeira profissão de fé simbolista.
Antífona
Cruz e Souza
a) Nas cinco quadras iniciais, a quem o eu poético invoca?
O eu poético invoca sua amada —> A liturgia da Igreja Católica caracterizadas pela cor branca, pelas cintilações, pela vaguidade, pelo diáfano e pelo transparente.
b) Há muitos substantivos abstratos. A que sensações eles remetem?
Os substantivos abstratos remetem a sensação de sonoridade e de sobriedade e de pesar .
2- Cruz e Sousa sofreu preconceitos terríveis por ser negro, o que marcou sua produção poética. Nesse poema, o eu poético concretiza as realidades abstratas por meio de uma sobreposição de cores.
a) Identifique essas cores.
São as cores : alvas, brancas, claras, e cristalinas.
b) Que sentidos elas adquirem no poema?
As cores são de “tom claro “ e no poema estão associadas aos elementos sagrados e divinos do texto.
3- Além da presença sugestiva das cores, uma mistura de sensações derivadas de diferentes sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – estão presentes. Esse recurso de linguagem é chamado de sinestesia.
a) Identifique 3 sinestesias empregadas no texto.
Temos exemplos de Sinestesia
• "Visões, salmos e cânticos serenos",
•"Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...",
•"Dormências de volúpicos veneno
• “Indefiníveis músicas supremas,
•Harmonias da Cor e do Perfume...”
b) Que sentidos são evocados nesses versos?
Os sentidos são a audição, a visão e o olfato.
b) Que sensações predominam nesses versos?
De uma pluralidade nas possibilidades dos sentidos.
4-antífona O eu poético sugere um som por meio da poesia, e não da música. Um recurso de linguagem que promove essa musicalidade é a ALITERAÇÃO -> as aliterações (repetição de sons consonantais)
a) Identifique as aliterações no poema.
Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
um exemplo de aliteração encontra-se na repetição da consoante s.
b) O que elas sugerem?
5- Antífona, vocábulo da esfera litúrgica é um versículo que se anuncia antes da leitura de salmo.
a) Estabeleça uma relação entre o título e as sensações evocadas.
Antífona é uma a formação de imagens através das palavras.
O poeta brinca com as palavras, nos fazendo imaginá-las em nossa mente a partir do seu significado no poema
b) Que palavras se referem à música?
eflúvio: emanação invisível; aroma, perfume.
Réquiem: parte do ofício dos mortos; música dessa parte da missa;
turíbulo: vaso em que se queima incenso nos templos.
volúpico: de volúpia.