• Matéria: Português
  • Autor: jonathanhenriqu2344
  • Perguntado 8 anos atrás

Plena nudez Eu amo os gregos tipos de escultura: Pagãs nuas no mármore entalhadas; Não essas produções que a estufa escura Das modas cria, tortas e enfezadas. Quero em pleno esplendor, viço e frescura Os corpos nus; as linhas onduladas Livres: da carne exuberante e pura Todas as saliências destacadas... Não quero, a Vênus opulenta e bela De luxuriantes formas, entrevê-la Da transparente túnica através: Quero vê-la, sem pejo, sem receios, Os braços nus, o dorso nu, os seios Nus... toda nua, da cabeça aos pés! (CORREIA, Raimundo. Plena nudez. In:______ . IVO, Lêdo. Poesias. Rio de Janeiro: Agir, 1976. p. 24.)1. O autor parnasiano expressa sua visão da realidade de maneira reflexiva. Observe as marcas de pessoa.a) Quem fala no poema?b) Que sentido cria esse recurso?2. Nesse poema, a temática gira em torno das formas sensuais da escultura grega. Nos 14 versos, há uma sequência de oposições entre amar e desamar, querer e não querer, ver e entrever.a) O que o eu poético quer e não quer?b) Relacione o ideal de beleza do eu poético com o título do soneto.3. Observe a escultura da página anterior.a) Qual é o material usado? Por quê?b) A escultura analisada condiz com o ideal de beleza do poeta? Explique por quê.

Respostas

respondido por: waltercaminha
64
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

1. a) Podemos perceber que o eu lírico fala em primeira pessoa, possivelmente representando o autor do poema.

b) Ao falar em primeira pessoa, o poeta parece confidenciar ao leitor suas preferências em relação às esculturas gregas.

2. a) O eu lírico quer ver as estátuas gregas desnudas, com corpos exuberantes em destaque. Ele não quer estátuas cobertas ou vestidas.

b) O ideal de beleza do eu poético está relacionado à nudez de esculturas gregas, mantendo relação com o título do soneto, "Plena nudez".

3. a) O material utilizado na escultura é o mármore, pois o artista quis fazer referência às esculturas gregas clássicas.

b) Sim, a escultura ao lado do soneto condiz com o ideal de beleza do poeta, pois apresenta figuras nuas e esbeltas, sem nenhum tipo de vestimenta cobrindo qualquer parte do corpo.
Perguntas similares