• Matéria: ENEM
  • Autor: Mariaclaragm9312
  • Perguntado 8 anos atrás

Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX) com a base NH 3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amónio (NH4X), de acordo com a equação química genérica: HX (g) + NH3 (g) » NH4X (S) FELIX, E. P.; CARDOSO, A. A. Fatores ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, n. 21, maio 2005 (adaptado) A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por A ligações iônicas. B interações dipolo-dipolo. C interações dipolo-dipolo induzido. D interações íon-dipolo. E ligações covalentes.

Respostas

respondido por: biaams2013
75
A equação química genérica é:

HX (g) + NH3 (g) --> NH4X (S) 

É uma reação ácido-base, em que o ácido HX, protona a base, NH3, levando à formação de um sal iônico, o NH4X. 


A questão é sobre qual tipo de interação ocorre entre as moléculas do vapor d'água e o composto iônico NH4X.



A água é um composto molecular e possui dipolos, devido às diferenças de eletronegatividade entre O e H. Ela tem uma carga parcial negativa sobre os átomos de O e carga parcial positiva sobre os átomos de H.


Ao interagir com um composto iônico como NH4X, os átomos de O ficam voltados para o cátion (composto positivamente carregado, no caso NH4+) e os átomos de H ficam voltados para o ânion (X-, negativamente carregado).



Esse é um tipo de interação íon(NH4X) - dipolo (H2O),

resposta: D

respondido por: kauannyunicornio01
8

Alternativa  D 》interações íon-dipolo

Perguntas similares