• Matéria: ENEM
  • Autor: Jojobruninha9027
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCI), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe. O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica? A O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior. B O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas. C A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas. D Os íons Na+ e CL provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas. E A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas .

Respostas

respondido por: Pefix
292
Boa Noite

A alternativa correta é a E) A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas .

Isso é utilizado não só na conservação da carne, mas, também de qualquer alimento que seu consumo desidratado seja necessário.

O sal basicamente "expulsa" toda água que tem na carne quando o mesmo entra em contato com ela, sem água as bactérias que apodrecem a carne não conseguem sobreviver, e por isso a carne acaba conservada e seca.
respondido por: luanavitalli018
120

Resposta E

A grande quantidade de sal deixa o meio extracelular mais concentrado (meio hipertônico) e a região interna da célula menos concentrada (meio hipotônico). Como a concentração do meio extracelular (hipertônico) é maior que a concentração do meio intracelular (hipertônico) provoca a saída de água da célula presente nos alimentos

Perguntas similares