• Matéria: Português
  • Autor: garotatravessa732
  • Perguntado 8 anos atrás

no poema o sedutor médio é possível reconhecer a presença de posições críticas? heeelllpppp :)

Respostas

respondido por: Liziamarcia
83
Sedutor "Médio"

Vamos juntar
Nossas rendas e
expectativas de vida
querida,
o que me dizes?
Ter 2, 3 filhos
e ser "meio "felizes?

VERISSIMO, L. F. Poesia numa hora dessas?!


No poema "O sedutor médio" , é possível reconhecer a presença de "posições críticas" ,na mensagem do poema, onde os valores da sociedade são ironizados , pelo uso do adjetivo “médio” no título e do
advérbio “meio” no verso final.

respondido por: eulucioaraujo
30

Está correto o que se afirma em B) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do  advérbio “meio” no verso final.

As outras opções eram:

A) nos três primeiros versos, em que “juntar expectativa de vida” significa que, juntos, os cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica.

C) no verso “e ser meio felizes?”, em que “meio” é sinônimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cônjuges se sentiria realizado.

D) nos dois primeiros versos, em que “juntar rendas” indica que o sujeito poético passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher.

E) no título, em que o adjetivo “médio” qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo oposto e inábil em termos de conquistas amorosas.

O sedutor médio

Vamos juntar

Nossas rendas e

expectativas de vida

querida,

o que me dizes?

Ter 2, 3 filhos

e ser meio felizes?

(Luís Fernando Veríssimo)

O poema Sedutor Médio, de Luís Fernando Veríssimo, apresenta em sua escolha de palavras uma crítica às oportunidades de vida medianas a que concorrem os cidadãos emergentes de classe média, também conhecidos como "pequenos burgueses".

O uso de palavras com carga semântica de mediocridade (sedutor médio, meio felizes) é encarregado de expressar esse efeito. Essa medianidade se refere no poema tanto à esfera de poder aquisitivo (nossas rendas) quanto ao que tange a longevidade (nossas expectativas de vida).

Leia mais sobre LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO:

https://brainly.com.br/tarefa/18702216

https://brainly.com.br/tarefa/18642643

https://brainly.com.br/tarefa/19863737

Espero ter ajudado, um abraço! :)

Anexos:
Perguntas similares