• Matéria: Português
  • Autor: eduardamarinho3981
  • Perguntado 8 anos atrás

(Enem) O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detêm a desolação... (PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São P aulo: C ontexto. 2007 (fragm e nto ). 0 texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)a) tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.b) tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.c) extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.d) dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.e) profetizaçào das consequências da colonização da América.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
26
Olá,

 A resposta para a sua questão é a letra B:

 b) tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.

  Durante a dominação dos espanhóis que desembarcaram na América do Sul colonizando assim grande parte da população residente, os astecas tentaram resistir bravamente. Tenochtitlán foi uma das cidades que mais prosperaram no mundo, segundo considerada um das maiores cidades existentes durante este período, mas não foi capaz de resistir a invasão dos Espanhóis.

 Mesmo sendo uma grande cidade e possuindo grandes defesas, Tenochtitlán (localizada no México) possuía uma um poder de guerra menor do que o do Espanhóis os fazendo perder para a dominação Espanhola.
  
Perguntas similares