• Matéria: Português
  • Autor: rafaelhenriques8236
  • Perguntado 8 anos atrás

(Fuvest-SP) Uma observação comparada dos regimes de trabalho adotados nas Américas de colonização ibérica permite afirm ar corretamente que, entre os séculos XVI e XVIII, a) a servidão foi dominante em todo o m undo português, enquanto, no espanhol, a mão de obra principal foi assalariada. b) a liberdade foi conseguida plenamente pelas populações indígenas da Am érica espanhola e da América portuguesa, enquanto a dos escravos africanos ja ­ mais o foi. c) a escravidão de origem africana, embora presente em várias regiões da Amé­ rica espanhola, esteve mais generalizada na América portuguesa. d) não houve escravidão africana nos te rritórios espanhóis, pois estes dispunham de farta oferta de mão de obra indígena. e) o Brasil forneceu escravos africanos aos territórios espanhóis, que, em contrapartida, traficavam escravos indígenas para O Brasil.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
325
Olá,

  A resposta para a sua pergunta é a letra C:

c) a escravidão de origem africana, embora presente em várias regiões da Amé­rica espanhola, esteve mais generalizada na América portuguesa.

 Essa é uma questão que exige ao aluno o conhecimento da história de seu país e da américa do Sul ao menos no quesito histórico de dominação dos povos e das relações de trabalho que ocorriam nestas regiões, compreendo as relações de exploração tanto dos indígenas quanto dos africanos que eram trazidos por navios para as américas.

 É importante ressaltar que a mão de obra indígena foi primeiramente muito utilizada até que uma lei proibisse que os índios fossem usados como escravos fazendo com que assim a mão de obra escrava africana fosse a única a ser utilizada, e a américa portuguesa foi a que mais explorou este tipo de mão de obra.
respondido por: julia2008c
68

Resposta: letra C

Explicação:

Perguntas similares