• Matéria: História
  • Autor: karolOliveira8920
  • Perguntado 8 anos atrás

(Ibmec-RJ) Ao longo da Era Vargas (1930-1945). houve uma enorme preocupação na transformação de Getúlio no "pai dos pobres", o grande protetor da classe trabalhadora. Sobre esse período são feitas as seguintes I. A criação do imposto sindical foi uma das formas encontradas de permitir uma livre atuação dos sindicatos durante esse período. II. A ação do DIP foi decisiva para efetivar o "culto à personalidade" que caracterizou a administração getulista durante o Estado Novo. III. Os meios de comunicação, em especial o rádio, também tiveram um papel importante nessa "aproximação" do lí­ der junto às massas, como comprova a criacào da "Hora do Brasil". / Assinalea) Se apenas a afirmativa I for correta.b) Se apenas a afirmativa II for correta.c) Se apenas a afirmativa III for correta.d) Se as afirmativas I e II forem corretas.e) Se as afirmativas II e III forem corretas

Respostas

respondido por: Garcias29
21
Resposta letra "E"


Vargas criou o DIP no intuito de controlar as informações que se relacionavam ao seu governo, o órgão era quem censurava tudo de ruim que fosse falado do presidente. 


Esse órgão também teve o papel de ajudar a criar uma imagem de Vargas como líder do povo, nas propagandas de seu governo ele aparecia sempre ao lado de crianças e de pessoas comuns, para passar a ideia de que ele preocupava-se com o futuro da nação e com os mais pobres.


Através do radio Vargas conseguia introduzir suas ideias à população, todos no Brasil paravam para ouvir o presidente falar, assim, Vargas ia construindo  sua imagem.

Perguntas similares