• Matéria: História
  • Autor: miltonborges8073
  • Perguntado 8 anos atrás

Quanto mais nos afastamos do final da guerra, mais claramente aparecem as duas direções principais da política internacional do pós-guerra, correspondendo à disposição em dois campos principais das forças políticas que operam na arena mundial: o campo anti- - imperialista e democrático e o campo imperialista. Os Estados Unidos são a principal força dirigente do campo imperialista. Inglaterra e França estão unidas aos Estados Unidos [...]. O campo imperialista é apoiado pelos países que possuem colônias, como a Bélgica e a Holanda, assim como os países dependentes política e economicamente dos Estados Unidos, como os do Oriente Médio, da América do Sul e da China. As forças anti-imperialistas e antifascistas formam o outro grupo. A URSS e os países da nova democracia são seus alicerces. O campo anti-imperialista em todos os países [é formado] pelo movimento operário e democrático, pelos partidos comunistas irmãos da França, Inglaterra e Itália e outros países. Eles devem tomar nas mãos a bandeira de defesa nacional e a soberania de seus próprios países1. Façam uma pesquisa para descobrir quem foi Andrei Jdanov e qual era a participação dele na política soviética em 1947.2. Como Jdanov definiu os lados opostos na Guerra Fria?3. Definam os apoiadores de cada um dos lados.4. Para Jdanov. qual seria o papel da Uniào Soviética nessa disputa política m undial?5. Pode-se afirm ar que. assim como no discurso de Churchill. essas palavras oficializam a existência da Guerra Fria? Expliquem.

Respostas

respondido por: BrunoAMS
20
Questão 1:

Andrei Alexandrovitch Jdanov foi um político soviético pertencente à facção Bolchevique. Ele chegou a ascender à lidença do PUCS (Partido Comunista da União Soviética) em 1934.

Questão 2:

Ele define os dois lados como o imperialista (Liderado pelos EUA) e o campo anti-imperialista/democrático (Liderado pela URSS).

Questão 3:

Apoiadores do imperialismo: Inglaterra, França, países que possuem colônias (como Bélgica e Holanda) e os países dependentes economicamente dos EUA (como os do Oriente Médio, da América do Sul e da China).

Apoiadores do Anti-imperialismo: movimento operário presentes, principalmente, em 
França, Inglaterra e Itália.

Questão 4: 

Ele considera a URSS como o alicerce da
s forças anti-imperialistas e antifascistas.

Questão 5:

Sim. Da mesma forma que o discurso de Churchill realiza um posicionamento claro pelo lado ocidental e representa a voz de uma importante figura de uma das principais nações europeias, aqui temos a perspectiva soviética, que, da mesma maneira, delineia o conflito e faz frente à ideologia contrária.
Perguntas similares