• Matéria: História
  • Autor: rafaelanra8718
  • Perguntado 8 anos atrás

Tancredo, 342. O povo reunido desde cedo em frente ao Congresso Nacional começa a cantar o Hino Nacional em ritmo de samba. Tancredo, 343. Espoucam rojões, a emoção cresce, é chamado para votar o deputado federal João Cunha (PMDB-SP). Tancredo, 344. Às 11 h 34min deste 15 de janeiro [de 1985], explode o grito parado no ar durante 21 anos. É o voto da vitória, o fim do regime militar. A multidão se abraça e chora, ergue os braços e pula, rompe os cordões de isolamento, atravessa rampas proibidas e escala a cúpula do Senado, agitando faixas e bandeiras. Trio elétrico, bumba meu boi, charanga do Atlé­ tico Mineiro, samba, frevo e maracatu, bandeiras do Brasil, do Corinthians, dos partidos comunistas, do PMDB, do Flamengo, gente moça e gente velha, de terno ou de calção, cantando e dançando, um homem grita: “A liberdade chegou”. A frieza e a apatia de Brasília nos dias que antecederam a eleição indireta agora já eram passado: começa o grande carnaval da vitória contra a ditadura. Um último susto: o carro de bombeiro liga a sirene, mas é só para poder levar uma jovem que desmaiou de alegria, primeira vítima da democracia nascente. A festa no gramado encharcado continua. Velhos e novos gritos de guerra se sucedem: “Acabou, acabou a ditadura”. “O povo unido jamais será vencido”. “Chora Figueiredo, Figueiredo chora. Chora Figueiredo que chegou a sua hora”. “Arroz, feijão, saúde e educação”. “Ia, ia, ia, acabou a m ordom ia”. Entre um coro e outro, um pot-pourri cívico- -carnavalesco. “Ou ficar a Pátria livre, ou m orrer pelo Brasil”. [...]1- 0 que representou o momento da eleição de Tancredo Neves para o povo brasileiro?2. Explique os "gritos de guerra” do povo no contexto do período.

Respostas

respondido por: BrunoAMS
2
Questão 1:

A eleição de Tancredo Neves representou o fim de mais de 20 anos de governo militar. Por isso as ações de euforia descritas no texto.

Questão 2: 

Tais gritos serviram como uma espécie de desabafo do povo pelos abusos praticados ao longo das últimas décadas em que se conviveu com a ditadura. São expressões que representam a indignação do povo por "mordomias" e ações censuráveis assumidas pelos governantes do período.
Perguntas similares