• Matéria: História
  • Autor: Karinamamede2047
  • Perguntado 8 anos atrás

Apesar das esperanças, a descolonização não resolveu nenhum dos problemas pendentes. Traduziu-se em uma série de sobressaltos, destinados a eliminar os pontos conflitivos de uma evolução que, de fato, havia permanecido incompleta. Uma vez conseguida a independência política, tratava-se de tornar viável um regime que não somente era marcado por uma terrível herança econômica, mas que também era prisioneiro das coações do imperialismo neocolonial1. De acordo com os autores, quais eram os principais entraves para as novas nações africanas após a independência?2. Com base nas informações anteriores, explique a que se referem os sobressaltos citados nesse texto

Respostas

respondido por: makmorales
4
Olá,

A descolonização da África gerou um "presente grego" como herança dos Europeus: um grande vazio econômico, além de uma infraestrutura precária, governos incapazes de administrar e, ainda, deixou misturadas várias etnias em certas nações, sem levar em conta a ideia de criar uma unidade nacional.

Os sobressaltos foram as tentativas de burlar problemas, tal como o étnico e cultural. A divisão geográfica da África jamais levou em conta a formação de nações e a harmonia entre as etnias. Isso ocasionou em uma série de conflitos e cenário de miséria que perduram até os dias de hoje.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares