(Unicamp, 2014) Sobre a Revolução Informacional e suas implicações para a reorganização do mundo contemporâneo, podemos afirmar que: a) alguns Estados e um conjunto diminuto de grandes empresas controlam o essencial da revolução tecnológica em curso, atualizando o desenvolvimento geograficamente desigual. b) dado o alcance planetário do sistema técnico informacional, a população tem amplo acesso a uma informação verdadeira que unifica os lugares, tornando o mundo uma democrática aldeia global. c) há um acentuado enfraquecimento das funções de gestão das metrópoles, processo determinadopela descentralização da produção, apoiada no uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação.d) os mais diversos fluxos de informações perpassam as fronteiras nacionais, anulando o papel do Estado-Nação como ente regulador e definidor de estratégias no jogo político mundial.
Respostas
Sem delongas, vamos para a resolução da questão.
A questão trata do tema Revolução Informacional, importante fenômeno dentro do contexto da Globalização.
Atualmente, podemos verificar que um pequeno grupo de empresas comandam o setor da tecnologia da informação no mundo. O exemplo mais claro é a Microsoft, que é uma das líderes mundiais do mercado de softwares para computadores e outras plataformas.
Diante disto, a alternativa correta é a letra "A".
Espero ter contribuído.
Uma das implicações da Revolução Informacional é o fato de que os países desenvolvidos detêm a tecnologia mantendo os capitais onde eles sempre estiveram, ou seja, nos países desenvolvidos (alternativa a).
A Revolução Informacional é marcada pela ascensão de novas tecnologias como a robótica, a biotecnologia, computadores e do fluxo instantâneo de capitais.
Todos estes processos foram desenvolvidos pelos países que detém maior poder econômico para investir em novas tecnologias e inovação, formado por um número restrito de países.
Desta maneira, as desigualdades regionais entre os países do mundo persistem, onde os países desenvolvidos, que eram na maioria dos casos as antigas metrópoles durante o período colonial, continuam sendo o centro do poder econômico e tecnológico.
Os países que eram antigas colônias em sua maior parte, continuam sendo fornecedores de matérias primas, ou seja, vendem produtos de baixo valor agregado, o que contribui para que continuem para o baixo desenvolvimento de suas economias.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/22464986