• Matéria: História
  • Autor: RyanLopez3404
  • Perguntado 8 anos atrás

Considerada por uns um direito inviolável do ser humano e, por outros, um patrimônio que deve ser utilizado produtivamente pelas diversas gerações, a idéia da propriedade privada da terra segue sendo interpretada como conquista adquirida, seja ela política ou econômica. (ANDRIOLI, 2004). A partir das informações do texto e com base nos conhecimentos sobre propriedade privada, pode-se afirmar: (01) A propriedade privada é uma decorrência natural do fortalecimento e da expansão do comunismo primitivo, respaldado no princípio do direito inviolável do ser humano. (02) O poder administrativo e jurídico sobre as terras doadas pela Coroa portuguesa, no Brasil Colonial, foi reservado aos denominados “homens bons”. (04) Os grandes proprietários de terras e escravos constituíram obstáculos à concretização da independência da Bahia, conduzida, no Brasil, por D. Pedro I. (08) As oligarquias estaduais, na República Velha, constituíam expressões do poder da classe proprietária rural e urbana no Brasil. (16) O direito à propriedade privada, praticado na sociedade industrial capitalista, aprofundou as desigualdades sociais. (32) O conceito de propriedade privada foi mantido pelo socialismo científico e aplicado na Rússia, após a Revolução de 1917. (64) A permanência da concentração da propriedade da terra e a expansão do agronegócio, no Brasil dos dias atuais, contribuem para aprofundar os conflitos sociais em torno da política de assentamentos.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que as assertivas corretas são  02 + 08 + 16 + 64= 90.


Como podemos ver, a assertiva 01 é incorreta, já que a propriedade privada não tem relação com os ideias acreditados pelo comunismo primitivo, uma vez que para essa corrente um bem deve ser compartilhado com os demais, e que não somente uma pessoa seja detentora de todas as riquezas, como é visto em casos de propriedade privada, em que não existe um compartilhamento.


A assertiva 04 também é errada, uma vez que a independência do Brasil não criaram obstáculos para que a Independência do Brasil fosse proclamada. 


Assim como na assertiva 01, a 32 também apresenta afirmações falsas, já que o conceito de propriedade privada não foi mantido pelo socialismo, já que esse conceito não faz parte de sua filosofia, e está ligado ao capitalismo.



Espero ter ajudado!





Perguntas similares