• Matéria: Biologia
  • Autor: juliajennyffer64
  • Perguntado 8 anos atrás

A “espaçonave” chamada PLANETA TERRA é uma “esfera” com cerca de 12600km de diâmetro, que pesa cerca de 6.1021 toneladas e se desloca no espaço com uma velocidade média de módulo aproximadamente 106000km/h. [...] Do espaço exterior nos chega a energia solar sem a qual não existiria na Terra a vida tal qual a conhecemos. (FELTRE, 2004, p. 10). No campo das Ciências Naturais, o conhecimento das características do planeta Terra permite as seguintes considerações: (01) As supostas condições do planeta Terra que propiciaram a formação do sistema vivo — de acordo com a hipótese que fundamentou experiência clássica sobre evolução química pré-biótica — incluíam uma atmosfera rica em moléculas de nitrogênio e de oxigênio. (02) A radiação solar, mantenedora da vida na Terra, é uma onda transversal que exibe fenômenos de interferência, difração e polarização. (04) A Terra descreve um movimento aproximadamente circular ao redor do Sol, com velocidade vetorial constante. (08) O aumento no teor dos gases de efeito estufa, repercutindo na hidrosfera, compromete a biodiversidade principalmente pela desestruturação de ecossistemas aquáticos e costeiros. (16) Alumínio, ferro, cálcio e sódio — metais mais abundantes no planeta Terra sob a forma de compostos — pertencem a diferentes grupos periódicos. (32) A porcentagem do óxido de cálcio, CaO, na Terra é de 5,0%, portanto a massa de cálcio proveniente desse óxido, no Planeta, é da ordem de 1020 toneladas.

Anexos:

Respostas

respondido por: winederrn
3
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

A questão trata do tema CARACTERÍSTICAS DO PLANETA TERRA.

1) ERRADO. Pode-se verificar que a Atmosfera Pré-biótica era rica em Nitrogênio e Carbono.

2) CORRETO.

4) ERRADO. Com base na Primeira Lei de Kepler, podemos verificar que a trajetória da terra em torno do sol é elíptica e não circular.
 
8) ERRADO. As altas taxas de emissão de CO2 (formação do efeito estufa - aquecimento da terra) contribuem para o aumento das temperaturas, o que acarreta em uma maior geração dióxido de carbono pelos ecossistemas aquáticos.

16) CORRETO.

32) ERRADO. A questão limita a quantidade de Óxido de Cálcio (CaO) existente na terra. Na verdade, o Óxido de Cálcio é extraído do Calcário (por meio da calcinação), que pode ser calcítico, dolomítico ou magnesiano. Sendo assim, não podemos afirmar que há uma certa quantidade de Óxido de Cálcio na terra, mas pode-se dar um valor aproximado.

Espero ter contribuído.

Perguntas similares