• Matéria: Biologia
  • Autor: flaviabispo7689
  • Perguntado 8 anos atrás

O alto preço dos alimentos constitui, ao lado da questão energética, uma das maiores preocupações da economia mundial. [.] Nos últimos anos, as cotações do trigo, do arroz, do milho e da soja dispararam, afetando a vida de bilhões de pessoas. [...] De acordo com relatório divulgado pela ONU em abril de 2008, “A comida é mais barata e as dietas são melhores do que há 40 anos, mas a subnutrição e a insegurança alimentar ameaçam milhões”. [...] O aumento das temperaturas e o declínio das precipitações nas regiões semiáridas vão reduzir a produção de milho, trigo, arroz e outras culturas primárias. (ARAIA, 2008, p. 20-25). Conhecimentos das Ciências Naturais associados ao cultivo de vegetais permitem afirmar: (01) A vida autotrófica dos vegetais é uma evidência da independência dos produtores em relação à existência de micro-organismos que vivem no solo. (02) A seleção da soja como espécie agrícola deve ser associada, entre outras características, à sua relação coevolutiva com micro-organismos que fazem a fixação biológica do nitrogênio atmosférico. (04) Os íons NO- , constituintes da seiva mineral, são partículas que apresentam ligações covalentes e 32 elétrons na estrutura química. (08) O superfosfato, Ca(H2PO4)2, fertilizante de solo muito eficiente, é um sal que, dissolvido em água, produz uma espécie química de caráter anfótero, de acordo com a teoria de Bronsted-Lowry. (16) Uma bomba que consome 12HP e dissipa 3HP, durante a operação de retirar água de um poço para irrigar plantações, apresenta rendimento igual a 75%.

Respostas

respondido por: kacauchan
1
Olá!!

Vamos ver as questão que estão corretas, as que estão erradas e as justificativas:


(01) A vida autotrófica dos vegetais é uma evidência da independência dos produtores em relação à existência de micro organismos que vivem no solo.

R: Esta afirmativa está incorreta. Vamos lembrar que os vegetais são seres autotróficos e que os mesmos necessitam dos exercícios de microrganismos, que por sua vez são seres decompositores, fazendo com que a partir desse exercício decompositor desses organismos que permitido o estabelecimento do nitrogênio em relação ao solo que é de suma importância para as plantas.

(02) A seleção da soja como espécie agrícola deve ser associada, entre outras características, à sua relação coevolutiva com micro-organismos que fazem a fixação biológica do nitrogênio atmosférico.

R: Afirmativa está correta. Pois a soja, assim como suas parentes do grupo de legumes, possuem um envolvimento de coevulção juntamente com as bactérias fixadoras de nitrogênio, principalmente a do gênro Rhizobium, criando assim umas espécie de mutualismo.

(04)
Os íons NO- , constituintes da seiva mineral, são partículas que apresentam ligações covalentes e 32 elétrons na estrutura química.

R: Está questão está correta. Pois como nós sambemos o nitrogênio possui sete elétrons, o e em cada oxigênio temos oito elétrons (Sendo 24 elétrons) e por fim no ânion temos um elétron a mais. Contabilizando assim os 32 elétrons.

(08)
O superfosfato, Ca(H2PO4)2, fertilizante de solo muito eficiente, é um sal que, dissolvido em água, produz uma espécie química de caráter anfótero, de acordo com a teoria de Bronsted-Lowry.

R: Essa afirmativa também está correta, pois segundo a Química toda vez que tentarmos dissolver superfosfato na água, ele irá criar:
Ca(H2PO4)2 -> Ca2+ +2 H2PO42-.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas similares