• Matéria: História
  • Autor: leticiacorreia4447
  • Perguntado 8 anos atrás

Os problemas referentes à questão agrária estão relacionados, essencialmente, à propriedade da terra, consequentemente à concentração da estrutura fundiária, aos processos de expropriação, expulsão e exclusão dos trabalhadores rurais: camponeses e assalariados; à luta pela terra, pela reforma agrária e pela resistência na terra; à violência extrema contra os trabalhadores, à produção, abastecimento e segurança alimentar; aos modelos de desenvolvimento da agropecuária e seus padrões tecnológicos, às políticas agrícolas e ao mercado, ao campo e à cidade, à qualidade de vida e dignidade humana. Por tudo isso, a questão agrária compreende as dimensões econômica, social e política. (FERNANDES, 2001, p. 23-24). Com base na ilustração, no texto e nos conhecimentos sobre o espaço agrário, pode-se afirmar: (01) A desigual distribuição das terras, herança do modelo econômico que se implantou recentemente no país, trouxe como consequência os atuais conflitos sociais no campo e a fixação, cada vez maior, do homem nas áreas rurais em função da chegada da modernização agrícola. (02) O movimento das "Ligas Camponesas”, originado no início do século passado, deve ser entendido como uma manifestação local dos produtores rurais do agreste pernambucano contra a alta dos impostos. (04) A luta por terra é uma importante dimensão da questão agrária e os movimentos sociais dela resultantes se configuram em ações dos trabalhadores, que envolvem processos de expropriação, expulsão e exclusão social. (08) A modernização da agricultura e da pecuária é bastante equilibrada nas diversas regiões do país, originando grande produtividade de alimentos com farta dieta alimentar da população. (16) O modelo de reforma agrária vigente no país vem assegurando o acesso à terra, proporcionando recursos necessários para ela produzir e atingindo grande número de trabalhadores rurais. (32) O MST representa diferentes expressões de contestação, seja contra a desapropriação de terras pelo Estado, a exemplo da região de Itaipu, seja contra a permanência de latifúndios improdutivos, como áreas no interior do Norte e do Nordeste.

Anexos:

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
39
Olá.


De acordo com o enunciado, compreende-se que as afirmativas corretas são 
04 + 32= 36.
Podemos destacar ainda, que o problema de desigualdade social que assola o Brasil, não é um tema recente, e que vem desde a época da escravidão, por exemplo, e demais períodos. Essa situação podia ser visto quando os donos das terras tinham mais riquezas que os seus funcionários, por exemplo.

Outra fato é de que a modernização da agricultura e pecuária não é equilibrada como afirma a questão, existe ainda um grande desequilíbrio no país, como pode ser visto nas regiões do nordeste, por exemplo. 

E por fim, este modelo não quer dizer que todas pessoas possuem fácil acesso a terra, tanto que os movimentos sociais lutam para que este fato possa ocorrer no Brasil, uma vez que ainda é muito desigual.

Espero ter ajudado!



respondido por: gavabemito
97

A luta por terra é uma importante dimensão da questão agrária e os movimentos sociais dela resultantes se configuram em ações dos trabalhadores, que envolvem processos de expropriação, expulsão e exclusão social

Perguntas similares