• Matéria: Português
  • Autor: analuizacostas263
  • Perguntado 8 anos atrás

Texto I Narra a crônica que foi numa noite chuvosa do verão de 1939 que o mineiro de Ubá Ary Barroso (1903-1964) compôsAquarela do Brasil,canção que divulgou a imagem de um país de natureza exuberante, de cidadãos de todas as classes e raças convivendo em alegre harmonia. Lançada num período de acirrado nacionalismo,Aquarelaconsolidou o estilo samba-exaltação e, com versos ufanistas, ajudou a elevar o gênero samba à categoria de símbolo musical nacional. (NARRA..., 2009, p. 178). Texto II Brasil, meu Brasil brasileiro Meu mulato inzoneiro Vou cantar-te nos meus versos Ô Brasil, samba que dá Bamboleio que faz gingar Ô Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil, Brasil Pra mim, pra mim Ah, abre a cortina do passado Tira a Mãe Preta do cerrado Bota o Rei Congo no congado Brasil, Brasil Pra mim, pra mim (BARROSO, 2009, p. 178). A análise do texto, dos versos e os conhecimentos sobre as relações etnoculturais da sociedade brasileira permitem afirmar: (01) A imagem de "todas as classes e raças convivendo em alegre harmonia” no Brasil, citada noTexto I, e a crença na inexistência de preconceito ou discriminação racial originaram o conceito de "democracia racial”. (02) A expressão "mulato inzoneiro”, referida noTexto II, traduz a imagem idealizada da malandragem alegre e inofensiva associada ao mestiço, geralmente pobre, sem profissão definida e habitante da periferia das grandes cidades brasileiras na primeira metade do século XX. (04) O Brasil de 1939, dirigido pelo governo constitucional e democrático de Getúlio Vargas, repeliu a poesia deAquarela do Brasilpor considerá-la pouco elaborada e distante do estilo clássico herdado da cultura europeia. (08) O "acirrado nacionalismo” a que oTexto Ise refere se relaciona com ideologias nacionalistas cultivadas na Europa do período e constituiu a base teórica e política para a linha condutora do nacionalismo econômico do Brasil até o fim da Segunda Guerra Mundial. (16) As expressões "Mãe Preta” e "Rei Congo”, presentes noTexto II, representam a situação de integração social e o reconhecimento da cidadania do negro nas diferentes camadas da sociedade brasileira, nos anos 1930-1940. (32) O gênero samba, antes cultivado pelas classes populares, foi apropriado pela filosofia política do governo de Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial, passando a compor um dos símbolos da imagem transmitida pelo Estado Novo para o exterior.

Anexos:

Respostas

respondido por: Kfranco23
4
As alternativas corretas são:

01 + 02 + 08 + 32 = 43


04. O Brasil de 1939, dirigido pelo governo constitucional e democrático de Getúlio Vargas, repeliu a poesia de Aquarela do Brasil por considerá-la pouco elaborada e distante do estilo clássico herdado da cultura europeia. 

Errado. As canções passíveis de censura seriam aquelas que de alguma forma pudessem ameaçar a estabilidade do governo atuante, o que não tem nada a ver com o estilo.

(16) As expressões "Mãe Preta” e "Rei Congo”, presentes noTexto II, representam a situação de integração social e o reconhecimento da cidadania do negro nas diferentes camadas da sociedade brasileira, nos anos 1930-1940.

Errado. Pelo contexto da canção, percebemos que as expressões "Mãe Preta” e "Rei Congo” não representam a situação de integração social e o reconhecimento da cidadania do negro, pelo contrário. Releia esses versos: "Tira a Mãe Preta do cerrado / Bota o Rei Congo no congado".

Nestes versos, podemos perceber por meio de linguagem figurada um apelo à inclusão do negro na sociedade.




Perguntas similares