• Matéria: Biologia
  • Autor: Geuzinhor4219
  • Perguntado 8 anos atrás

Nesse momento, fabricantes de microprocessadores estão numa corrida desesperada para construir o próximo microprocessador que superará a velocidade máxima alcançada; entretanto, a comunidade científica está convencida de que essa tecnologia, baseada no silício, está se esgotando em termos de capacidade de miniaturização. Tudo indica que a nanoeletrônica será o passo seguinte. E, nessa passagem de escala, quem vai dominar é o carbono, elemento abundante na natureza e diverso em termos de propriedades físicas. O grafeno, uma forma planar de átomos de carbono densamente compactados e de espessura de apenas um átomo, ou seja, 154pm, veio para desafiar o silício, destronar os nanotubos e violar teorias consagradas há mais de setenta anos. Milhões de supercomputadores naturais existem dentro de organismos vivos, incluindo o corpo humano. Moléculas de DNA têm a capacidade de executar cálculos muitas vezes mais rápidos do que o mais poderoso computador construído pelo homem até hoje. O DNA poderá, um dia, integrar-se a um chip de computador para criar o assim chamado biochip, que impulsionará computadores ainda mais rápidos. Segundo artigo da revista National Geographic, cientistas israelenses criaram um computador de DNA que pode executar 330 trilhões de operações por segundo. (BONSOR; SANTOS, 2010). Considerando-se essas informações e com base nos conhecimentos associados ao funcionamento de um computador pessoal e seus periféricos, pode-se afirmar: (01) O carbono é substituto natural do silício, na construção de computadores, uma vez que, pertencendo a um mesmo grupo periódico, apresenta as mesmas propriedades físicas e químicas do silício. (02) A estrutura molecular do grafeno é semelhante à do diamante, porque esses materiais são isômeros do carbono. (04) Cem milhões de folhas de grafeno empilhadas alcançam a altura de aproximadamente 1,5cm. (08) À medida que diminui a distância entre duas placas metálicas existentes entre cada tecla e a base do teclado de um computador, mantidas a uma mesma ddp, funcionando como um capacitor de placas planas imersas no ar, diminui a carga armazenada na armadura do capacitor. (16) A velocidade de processamento do computador de DNA criado por cientistas israelenses é superior a cem mil vezes a velocidade de um computador pessoal capaz de processar um bilhão de operações por segundo. (32) A criação do biochip de DNA, armazenando bilhões de dados, está relacionada à imensa riqueza de mensagens genéticas, codificadas em sequência sob arranjos variáveis de A, T, G, C — essência da diversidade da vida.

Anexos:

Respostas

respondido por: kacauchan
0
Olá!!

As afirmativas corretas são as seguintes:

(04) Cem milhões de folhas de grafeno empilhadas alcançam a altura de aproximadamente 1,5cm.

(16) A velocidade de processamento do computador de DNA criado por cientistas israelenses é superior a cem mil vezes a velocidade de um computador pessoal capaz de processar um bilhão de operações por segundo.

(32) A criação do biochip de DNA, armazenando bilhões de dados, está relacionada à imensa riqueza de mensagens genéticas, codificadas em sequência sob arranjos variáveis de A, T, G, C — essência da diversidade da vida.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos aos enunciados que estão errados e as suas justificativas:

(01) O carbono é substituto natural do silício, na construção de computadores, uma vez que, pertencendo a um mesmo grupo periódico, apresenta as mesmas propriedades físicas e químicas do silício.

R: Afirmativa incorreta. Pois na verdade não é o carbono em si que os pesquisadores estão analisando para substituir o silício e sim o Grafeno. Esse composto é conhecido por ser bem fino o que auxilia na movimentação das cargas elétricas.


(02) A estrutura molecular do grafeno é semelhante à do diamante, porque esses materiais são isômeros do carbono.

R: Afirmativa incorreta. Na verdade o grafeno não é isômero do carbono e sim alótropo do mesmo, pois é um composto distinto criado pelo mesmo componente.


(08) À medida que diminui a distância entre duas placas metálicas existentes entre cada tecla e a base do teclado de um computador, mantidas a uma mesma ddp, funcionando como um capacitor de placas planas imersas no ar, diminui a carga armazenada na armadura do capacitor.

R: Afirmativa incorreta. Pois quando a distância entre as duas teclas é diminuída, a carga não diminui também, pelo contrario, ela aumenta.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas similares