• Matéria: História
  • Autor: brunacampanario4710
  • Perguntado 8 anos atrás

Marcada historicamente pelo regime do Apartheid — vigente de 1948 a 1994 —, que segregou social, política e economicamente os negros, a nação foi palco de uma importante virada. Hoje, todos, não importa a cor, erguem juntos o país mais rico do continente. Só na construção de cinco estádios e na infraestrutura das cidades que receberam as partidas da última Copa do Mundo, o governo investiu 1,1 bilhão de dólares. A África do Sul, é importante destacar, não é o único país em crescimento no Continente. Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas, abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, epidemias, fome, secas, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Houve mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento. Não é à toa, portanto, que o continente tenha sediado pela primeira vez um evento tão esperado pelo público mundial e que movimentou bilhões de dólares. (MARTINS, 2010, p. 41). A análise do mapa e do texto, associada aos conhecimentos sobre a África, permite afirmar: (01) O continente africano se localiza, em sua maior parte, submetido às condições de tropicalidade, detendo uma simetria climática e de vegetação nos dois hemisférios, em virtude das características proporcionadas pelo relevo, entre outros fatores. (02) A África se assemelha à figura geométrica de um triângulo, sendo o vértice direcionado para o sul do Equador, onde, na extremidade, situa-se o país mais meridional, que é a República da África do Sul. (04) A expressão “apartheid”, que surgiu para substituir “segregation”, tornou-se bastante impopular, pois sua doutrina significava “desenvolvimento separado”, tendo esse regime de segregação racial terminado com a primeira eleição multirracial na África do Sul, em meados da década passada. (08) A República da África do Sul é o principal produtor mundial de ouro, diamante, cobre e urânio, tem um mercado nacional amplo, e sua posição geográfica é próxima dos principais mercados mundiais. (16) Alguns países africanos atrasados economicamente se destacam, como Angola, que se tornou o maior exportador de petróleo do continente depois de ter passado, aproximadamente, 40 anos em guerra civil. (32) A presença de grande número de imigrantes chineses, japoneses e indianos, na República da África do Sul, modificou o cenário étnico do país, sendo responsável pelo gradual desaparecimento da população negra e pela expansão significativa da população mestiça. (64) A exposição do continente, provocada pela Copa do Mundo de 2010, permitiu ver as marcas dos desertos, das florestas, da pobreza e dos conflitos, observando-se, contudo, uma África com países mais democráticos e com rápido processo de urbanização, integrando-se à nova ordem econômica.

Anexos:

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
5
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que as assertivas corretas são 01 + 02 + 04 + 16 + 64= 87.


De acordo com os conhecimentos, podemos afirmar que a assertiva 08 está errada, uma vez que o principal produtor de ouro do mundo não é a África do Sul, mas sim a China. Realmente o lugar produz o ouro, mas não pode ser considerado o maior.



Podemos destacar ainda, que a assertiva 32 também é incorreta, uma vez que o número da população negra na África do Sul não diminuiu, pelo contrário, o número de pessoas dessa raça, é o maior de todo o país, por isso que a assertiva está incorreta, já que não apresenta a realidade vivida no lugar.




Espero ter ajudado!



Perguntas similares