• Matéria: Geografia
  • Autor: sakyhime5804
  • Perguntado 8 anos atrás

O oceano é uma enorme máquina térmica. O sol aquece-o nas zonas tropicais e o calor assim armazenado na água é restituído à atmosfera nas latitudes mais elevadas, o que o arrefece. É deste modo que se produzem as correntes oceânicas, [...] transporta igualmente as substâncias dissolvidas na água, tais como o sal ou o carbono. [...] O sistema oceano-atmosfera apresenta todas as características de um sistema interligado: o oceano reage às variações dos seus impulsos, mas com a sua dinâmica própria; por reflexo, estas variações afetam a atmosfera. (MINSTER, 1994, p. 11-75). Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre os oceanos e suas características, é correto afirmar: (01) As águas oceânicas são bem mais aquecidas nas altas latitudes e, à medida que migram para as baixas latitudes, tornam-se muito frias, formando inúmeras banquisas, que dificultam a navegação. (02) O movimento das correntes marinhas superficiais é extremamente influenciado pela ação dos ventos, que passam a deslocar grandes volumes de água em direção contrária ao movimento de rotação da Terra, principalmente nas latitudes intertropicais. (04) O movimento das marés ocorre em um só ciclo diário, de subida e descida do nível das águas oceânicas, causado pela passagem momentânea da lua sobre cada paralelo do globo, ocorrendo, assim, em um só dia, uma enchente e uma vazante, separadas pela preamar. (08) As últimas décadas vêm sendo caracterizadas pelo intenso processo de poluição dos oceanos, resultante dos derrames de petróleo, da ruptura de oleodutos e de lançamentos de canais efluentes, que alteram o ecossistema marinho, com reflexos no setor pesqueiro. (16) A atmosfera reage aos impulsos do oceano e vice-versa, ou seja, sobre as grandes massas de águas frias a pressão atmosférica acima delas é menor, originando os furacões. (32) O fenômeno El Nino possui extrema interação com o oceano, e seus reflexos são manifestados em diversas partes do planeta, provocando secas ou chuvas em excesso e afetando a economia de vários países. (64) O efeito da maritimidade atribuído ao clima e conjugado às influências de correntes marinhas quentes proporciona a formação de áreas desérticas, na maioria dos continentes em sua porção oriental.

Respostas

respondido por: BrunoAMS
13
(01)  Incorreto: As regiões de baixa latitude encontram-se próximas ao Equador e possuem temperaturas mais elevadas, enquanto que as de alta latitude encontram-se mais distantes e apresentam temperaturas mais baixas.

(02) Incorreto: As correntes superficiais são chamadas de correntes verdadeiras e possuem o
 aspecto de rios. Elas se deslocam numa região mais profunda. Já as correntes que sofrem mais influencia do meio externo, por serem localizadas mais próximas a superfície, são as chamadas que têm aspecto de rios, são profundas.

(04) Incorreto: O ciclo de maré alta e baixa ocorre duas vezes ao dia. A maré alta ocorre quando o sol e a lua estão em seu auge, enquanto que a maré baixa ocorre nos períodos intermediários.

 (08) Correto.

(16) Incorreto: Forma-se uma área de baixa pressão sobre o mar quando as águas são aquecidas, ficando assim uma condição propícia à formação de furacões.

(32) Correto.

(64) Incorreto: As correntes quentes levam umidade as áreas por onde passam. A formação de desertos está ligada a ação de correntes frias, que por terem temperaturas mais baixas fazem com que menos água evapore no oceano, tornando o ambiente mais seco.
respondido por: Subzin
1

(01)  Incorreto.

(02) Incorreto.

(04) Incorreto.

(08) Correto.

(16) Incorreto.

(32) Correto.

(64) Incorreto.

Perguntas similares