• Matéria: Biologia
  • Autor: Vivianehelena6518
  • Perguntado 8 anos atrás

A hipertensão e o diabetes são doenças de origem genética e metabólica que atingem parte da população mundial. A hipertensão arterial é uma síndrome clínica caracterizada pela elevação da pressão arterial a níveis iguais ou superiores a 140mmHg de pressão sistólica e iguais ou superiores a 90mmHg de pressão diastólica - em pelo menos duas aferições — e o diabetes é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no plasma sanguíneo. (SILVA; SOUZA, 2004). Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos das Ciências Naturais, é correto afirmar: (01) A pressão sistólica de 140mmHg, expressa no SI, é da ordem de 104Pa, sendo a massa específica do mercúrio 13,6g/cm3 e o módulo da aceleração da gravidade local 10m/s2. (02) A solução de Fehling I, utilizada na detecção de glicose em amostras, preparada dissolvendo-se 7g de CuSO4.5H2O em água destilada até que o volume seja de 100mL, é uma solução 0,3mol/L, aproximadamente, de um sal hidratado. (04) O caráter multifatorial da hipertensão arterial revela a expressão absoluta do genótipo do indivíduo afetado pela patologia. (08) As aglutininas do plasma do receptor e os aglutinogênios das hemácias do doador são fatores a serem analisados nas transfusões sanguíneas, visando ao sucesso do procedimento. (16) O fenômeno de crossing-over, somado à segregação independente dos cromossomos durante a meiose, garantem a variabilidade genética dos gametas e da prole. (32) A administração de insulina em pacientes com diabetes tipo I estimula a glicogenólise como consequência imediata da redução dos níveis de glucagon no sangue.

Respostas

respondido por: camilafortes13
1
SOMA DAS ALTERNATIVAS CORRETAS: 

01+02+08+16 = 27 

RESOLUÇÃO: 

04 - INCORRETA. A hipertensão arterial pode se manifesta num indivíduo por diversos motivo, podendo ser eles genéticos ou não. Por exemplo, o estilo de vida das pessoas podem facilmente levar a hipertensão arterial, como por exemplo: excesso de peso, tabagismo, consumo de álcool, dentre outros diversos atos. Assim como também há pessoas que podem levar um estilo de vida completamente saudável e desenvolver esse tipo de problema, é algo que varia muito de cada organismo. 

32 - INCORRETA. A administração de insulina nos pacientes com diabetes é exatamente para dá ao organismo a insulina que ele não está produzindo e por isso é aumentada a quantidade de glucagon, pois ele é o responsável por manter os níveis de glicose no sangue, fazendo com que o fígado libere glicose que foi anteriormente armazenada na forma de glicogênio. 
Perguntas similares