• Matéria: Geografia
  • Autor: ryanmichael3771
  • Perguntado 8 anos atrás

O Estado deve ser fundamentalmente diferenciado da Nação, porque o Estado consiste em uma organização política, um poder independente no plano externo, e supremo no interno, provido de recursos humanos e financeiros para sustentar sua independência e autoridade. Não podemos identificar o primeiro com a segunda, como se costumava fazer, até entre os próprios patriotas catalães, que falavam ou escreviam sobre uma nação catalã no sentido de um Estado catalão independente. [...] (CASTELLS, 1999, p. 60). O conceito em análise, contido no texto, permite reconhecer como Estado (01) os reinos e os impérios da Antiguidade, visto constituírem organizações políticas dirigidas por governos geralmente autoritários, apoiados no poder da classe dominante e na força militar, a fim de garantir as conquistas e a defesa de ameaças externas. (02) os feudos da Europa medieval, por terem conservado as fronteiras e a divisão política vigentes no antigo Império Romano do Ocidente. (04) as formações políticas que se construíram na Idade Moderna europeia, por possuírem fronteiras definidas, território unificado, sistema de leis e de justiça organizados, língua oficial predominante, moeda única e governo centralizado sob a forma de monarquias ou oligarquias aristocráticas. (08) os reinos da Itália (1860) e da Alemanha (1871), depois das lutas travadas interna e externamente, por alcançarem a unificação dos seus respectivos territórios, fator indispensável à concepção do Estado e ao reconhecimento de sua existência por outros países europeus. (16) a Nação Palestina, cujos cidadãos, dispersos no Egito, no Irã e em campos de refugiados da Síria, têm utilizado métodos pacifistas, para manterem o status de Estado, já reconhecido pela ONU desde o fim da Segunda Guerra Mundial. (32) a Organização dos Estados Americanos (OEA), por aglutinar todos os países da América e por estar submetida aos princípios da Doutrina Monroe.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
4
Olá,

                A resposta correta é:

                         4+8 = 12

 O conceito de Estado passa a surgir a partir do momento em que todas essas constituições intrínsecas na número 4 começam a acontecer, isso porque este é um período onde muitas mudanças estão ocorrendo e desta forma novas formações políticas começam a surgir.

  A conquista do seu próprio território por parte da Alemanha e da Itália, transformaram esses países em Estados fortes, exatamente por dominarem sua região podendo impor suas próprias leis sem interrupção de outras nações ou Estados que poderiam querer dominá-los.

  Todas as outras questões encontram-se incorretas pois não condizem com seu tempo histórico muito menos com as características do Estado.
Perguntas similares