• Matéria: Geografia
  • Autor: Elizabetbh4783
  • Perguntado 8 anos atrás

A América Latina parece começar a dominar — ou, pelo menos, a criar as condições para superar algumas de suas chagas históricas: pobreza, convulsões sociais, instabilidade política e baixo crescimento. Na última década, apesar da crise financeira internacional e da incerteza nos mercados do mundo rico, registrou vários anos seguidos de crescimento. O Brasil está redescobrindo a América Latina, e os sinais dessa mudança podem ser atestados de várias maneiras. Desde 2003, o comércio do país com a região quase triplicou. Visitas de empresários brasileiros em busca de oportunidades de investimentos nos países vizinhos são cada vez mais frequentes. Pode-se creditar às multinacionais brasileiras uma parte importante desse novo empuxo. (MENDES, 2008, p. 34). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o continente latino-americano, em seus aspectos físicos, políticos, sociais e econômicos, pode-se afirmar: (01) A América Latina é uma porção do continente americano que, se comparada a situação de sua população com a da América Anglo-Saxônica, revela grandes diferenças étnicas, culturais, econômicas e sociais. (02) Os governos dos países latino-americanos, na pós-crise de 2008, aplicaram políticas para combater o período crítico, aumentaram o gasto público social, e conseguiram, de modo geral, baixar a inflação, com avanços no combate à pobreza extrema. (04) O “Consenso de Washington” é uma expressão surgida no final da década passada, quando membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e economistas latino-americanos debateram um conjunto de diretrizes para que a América Latina conseguisse superar a atual crise econômica. (08) O México, situado na América Central, tem seu território formado por imensas planícies, apresentando grande produção agrícola, industrial e amplo crescimento após sua integração ao Acordo de Livre Comércio da América. (16) O Brasil, além de investir na produção de bens e serviços, financia obras de infraestrutura em vários países latino-americanos, possui empresas envolvidas na construção de estradas, pontes e hidrelétricas em países andinos e fábricas de cimento e aço em várias regiões, somando-se a outros investimentos que pontilham o mapa do continente. (32) O Brasil é o país que detém a maior superfície e o maior número de fronteiras com outros países da América Latina, ocorrendo, no trecho do Arco Central — uma área de transição entre a Amazônia e o Centro Sul —, problemas relacionados com o tráfico de entorpecentes.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
15
Olá,

                        As questões corretas são:

                         01 + 02 + 16 + 32 = 51.

 Quanto as questões que estão incorretas, a número 4  está incorreta devido a década que ele menciona no título afirmando que esta surgiu na década passado, quando na verdade esta expressão surgiu no final da década de 80 quando o FMI sugere aos países subdesenvolvidos que adotem o neoliberalismo.

 O erro está logo no começo quando se afirma que o México faz parte da América central, quando na verdade ele faz parte da América do  norte além deste país possuir elevado crescimento econômico após sua entrada no NAFTA.
Perguntas similares