• Matéria: Pedagogia
  • Autor: edinawest
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia a seguir um fragmento do Manifesto de 1932, que trata da relação do Estado com a Educação.

”Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A educação que é uma das funções de que a família se vem despojando em proveito da sociedade política, rompeu os quadros do comunismo familiar e dos grupos específicos (instituições privadas), para se incorporar definitivamente entre as funções essenciais e primordiais do Estado. Esta restrição progressiva das atribuições da família, - que também deixou de ser "um centro de produção" para ser apenas um "centro de consumo", em face da nova concorrência dos grupos profissionais, nascidos precisamente em vista da proteção de interesses especializados", - fazendo-a perder constantemente em extensão, não lhe tirou a "função específica", dentro do "foco interior", embora cada vez mais estreitemos, em que ela se confinou. Ela é ainda o "quadro natural que sustenta socialmente o indivíduo, como o meio moral em que se disciplinam as tendências, onde nascem, começam a desenvolver-se e continuam a entreter-se as suas aspirações para o ideal". Por isto, o Estado, longe de prescindir da família, deve assentar o trabalho da educação no apoio que ela dá à escola e na colaboração efetiva entre pais e professores, entre os quais, nessa obra profundamente social, tem o dever de restabelecer a confiança e estreitar as relações, associando e pondo a serviço da obra comum essas duas forças sociais - a família e a escola, que operavam de todo indiferentes, senão em direções diversas e ás vezes opostas. (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova)

Da leitura do texto acima se depreende que os signatários do Manifesto entendiam que:

Escolha uma:

a. a educação é considerada como função social do Estado, que deve impedir a família de manter atividades ou experiências educacionais.

b. a educação era considerada função social e pública, portanto caberia ao Estado garantir a realização dela, em parcerias com as instituições sociais.

c. a educação é uma função da família, portanto, privada.
d. a educação deve ser função da família e não de profissionais especialmente formados para educar.

Respostas

respondido por: fatimacmarconi
1
Alternativa correta B) a educação era considerada função social e pública, portanto caberia ao Estado garantir a realização dela, em parcerias com as instituições sociais.
Perguntas similares