• Matéria: Pedagogia
  • Autor: edinawest
  • Perguntado 9 anos atrás

“Para o professor Lauro de Oliveira Lima a vinda da Família Real representou a verdadeira "descoberta do Brasil". Ainda segundo o professor Lauro, a 'abertura dos portos', além do significado comercial da expressão, significou a permissão dada aos 'brasileiros' (madereiros de pau-brasil) de tomar conhecimento de que existia, no mundo, um fenômeno chamado civilização e cultura" (Idem).
Em 1820 o povo português mostra-se descontente com a demora do retorno da Família Real e inicia a Revolução Constitucionalista, na cidade do Porto. Isto apressa a volta de D. João VI a Portugal em 1821. Em 1822, a 7 de setembro, seu filho D. Pedro I declara a Independência do Brasil e, inspirada na Constituição francesa, de cunho liberal, em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna previa a "instrução primária e gratuita para todos os cidadãos".
Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", onde um aluno treinado (decurião) ensina um grupo de dez alunos (decúria) sob a rígida vigilância de um inspetor”. (Disponível em: < http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb05.htm>. Acesso em: set.. 2013)
Segundo o texto, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. embora a Constituição de 1824, de inspiração liberal, estabelecesse que a instrução primária deveria ser oferecida gratuitamente para todos os cidadãos, tal preceito enfrentava muitos problemas para ser colocado em prática, dentre eles a falta de materiais didáticos para todos os alunos.
b. ainda que a primeira Constituição de nosso país estabelecesse o compromisso com a oferta de instrução primária gratuita para todos os cidadãos, a falta de professores, dentre outros dificuldades, constituiu um dos motivos que impediu que o preceito constitucional fosse colocado em prática.
c. o preceito constitucional de 1824, que previa a oferta de instrução primária para todos os cidadãos, foi cumprido no decorrer do Império.
d. ainda que estivesse na Constituição, ninguém acreditava na importância da extensão da instrução para todos os cidadãos.

Respostas

respondido por: fatimacmarconi
3
Alternativa correta B)  ainda que a primeira Constituição de nosso país estabelecesse o compromisso com a oferta de instrução primária gratuita para todos os cidadãos, a falta de professores, dentre outros dificuldades, constituiu um dos motivos que impediu que o preceito constitucional fosse colocado em prática.
Perguntas similares