• Matéria: Pedagogia
  • Autor: bethrosa
  • Perguntado 8 anos atrás

A primeira reforma educacional no Brasil ocorreu com o Marquês de Pombal, em 1759. Nesta reforma, Pombal visava acelerar a formação dos indivíduos nativos da colônia em “bons nobres”, ou seja, civilizados. Em 1891, já com a República proclamada, o sistema de ensino sofreu poucas alterações. Logo, a educação continuou relegada ao segundo plano do Estado. Somente em 1934, com o governo de Getúlio Vargas, é que a educação ganhou destaque nas ações do governo. Para tanto, criou-se o primeiro Ministério da Educação, Cultura e Saúde (MEC) com o objetivo de formar um sistema nacional de ensino.

Assim, diante das ações do governo de Vargas sobre o sistema de ensino nacional, podemos afirmar que ele considerava a educação como:

Respostas

respondido por: Matheusieti
27
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 


Segundo o Ex presidente Getúlio Vargas, a educação deveria existir em um processo de democratização, ou seja, os diversos investimentos na educação pública, tiveram fatores importantes como por exemplo:

Por volta de 1934, a nova constituição foi  aprovada, onde a partir deste momento, a educação se tornou um direito de todos, e, a ser regida pelo , Governo Federal, que tinha a função de definir diretrizes para a educação nacional, sendo assim, estabelecidos diversos fundos para o garantimento desses recursos. 


Espero ter ajudado. 

Um abraço.  


marianadecassip54oo0: b) uma forma de gerar a criticidade cidadã nas crianças.
respondido por: jessicacnp
28

Resposta:

Uma forma de gerar a criticidade cidadã nas crianças.

Explicação:

Até 1988, com a nova LDB, a questão da criticidade escolar não era tema aplicado nas escolas. O princípio educacional era de passividade crítica.

Perguntas similares