• Matéria: Filosofia
  • Autor: ericalara7014
  • Perguntado 8 anos atrás

Deus é amor. O amor é cego. Steve Wonder é cego. Logo, Steve Wonder é Deus. Disseram-me que eu sou ninguém. Ninguém é perfeito. Logo, eu sou perfeito. Mas só Deus é perfeito. Portanto, eu sou Deus. Se Steve Wonder é Deus, eu sou Steve Wonder!! Meu Deus, eu estou cego!!! ONDE ESTÁ O SILOGIMO

Respostas

respondido por: elisabethsjm
12
DEUS é amor . o amor e cego . disseram-me que eu sou ninguém. ninguém e perfeito. logo , eu sou perfeito. mas só Deus é perfeito. portanto , eu sou Deus . ISSO E SILOGIMO
respondido por: marinoiqueda
5

Resposta: É silogismo porque os termos (palavras) que deveriam fazer mediação, não o fazem, ou seja, embora a palavra seja a mesma, o significado da mesma altera.

Explicação: Deus é amor. Esta sentença é verdadeira do ponto de vista religioso. O amor é cego. Essa sentença embora também seja verdadeira, trata-se de um amor humano cuja cegueira é metáfora. Logo (conclusão) das sentenças, temos aqui o cantor Steve Wonder com uma cegueira patológica (física). Obedecendo a sequência das palavras a cada sentença, só observar que os termos (palavras), ninguém por exemplo, não tem o mesmo significado. Silogismo é isso! Prestar atenção se os significados das palavras tem o mesmo sentido, para não se chegar a uma conclusão errada. Um último exemplo clássico de silogismo:

Todo cão late! Cão (animal). Sentença correta!

Existe a constelação Cão! Cão (constelação) e sentença correta!

Logo, a constelação Cão late!  O termo mediador (cão) não complementa um ao outro, então a conclusão está errada, pois embora a palavra seja a mesma (cão), a ideia central a que se refere o termo são diferentes.

Perguntas similares