• Matéria: Informática
  • Autor: gbrevangelistap2zgly
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique por que é importante o administrador de banco de dados possuir ferramentas para análise de desempenho e registros de eventos. Liste quando é útil desabilitar essas ferramentas. Após identificar quais consultas estão com mau desempenho, aponte quais técnicas o administrador pode propor ao analista de sistema para otimizar o banco.

Respostas

respondido por: bokomoko
4
imagine uma situação em que as vendas de uma empresa são registradas com o código do vendedor e o código do cliente, além dos códigos dos produtos que foram transacionados.

agora imagine que as vendas são extremamente dependentes do talento dos vendedores. Então a tabela de vendas deve ser classificada prioritariamente por vendedores que agrupam as vendas.

Agora imagine que o tempo passa, as condições mudam e os clientes passam a fazer os pedidos diretamente no site da empresa. Uma mudança da condiçao externa ao banco de dados que faz com agora seja mais importante a classificação prioritária por cliente, ou por produto.

Essas mudanças causadas pelo ambiente afetam o desempenho e até mesmo o desenho do banco de dados se a mudança for grande demais.

O administrador do banco de dados deve monitorar o banco para detectar sinais que indicam essas mudanças. Acontece que essa monitoração consome recursos computacionais (processamento, espaço em disco, etc). Isso significa que não é aconselhável deixar as ferramentas de monitoramento ligadas o tempo todo. 

Depois de detectado os fatores que causam problemas de performance e/ou disponibilidade/integridade do banco, o administrador do banco de dados pode recomendar a criação de índices que agilzam as consultas ou mesmo pode recomendar a mudança das técnicas de select/sql para melhorar os programas.


Perguntas similares