• Matéria: Português
  • Autor: JackAbel
  • Perguntado 8 anos atrás

Como saber certa conjugaçao de uma palavra? .

Exemplo ;

Presente do indicativo .

Eu estudo
Tu estudas
Ele estuda
Nós estudamos
Vós estudais
Eles estudam .

Pode ver que cada conjugação possui uma terminação diferente. Mas se eu fosse conjugar uma palavra que deriva diferente, como por exemplo a palavra "SER"

As terminações é totalmente diferente !.

Eu sou
Tu és
Ele é
Nós somos
Vós sois(Por que tem o is no final? W-t-f kk)
Eles são.

. Meu as terminações nao segue uma lógica, o que fazer? A única forma é decorar todas as palavras? ae fica ru-im de saber todas as conjugacoes , até mesmo nos outros tempos verbais.




JackAbel: Pense Em uma palavra que eu nunca conjuguei, ai é impossível fazer uma conjugacao certa .
alineonline: O sistema possui um número limitado de peças, não é impossível encontrar as combinações certas.

Respostas

respondido por: SrGustav0
1
Cara nosso português por ser de origem Portuguesa existe conjugações da própria língua kkk, no caso do "vois" se trata de uma segunda pessoa do plural sendo assim você está se remetendo para alguém bem específico por isso a terminação aparenta ser tão estranha kkk, para conjugações eu utilizo sempre os primeiros conjugados ja que através deles da para saber se aquela palavra é um verbo ou não que em minha opinião a conjugação serve justamente para isso, mas se você quiser aprender uma forma específica de conjugar tudo não existe como cara visto que nosso vocabulário se assemelha com o de Portugal que as conjugações de lá são bem mais complexas com o tempo você adquire uma facilidade com essas palavras estressantes basta praticar de pouco em pouco e ler bastante

JackAbel: Bem claro ! , obrigado por responder, acho entao que eu nao preciso bater tanta cabeça com conjugacoes , já que é algo mais "difícil" de ser compreendida.
SrGustav0: Sim cara se nem os maiores representantes da Língua portuguesa sabem tudo por qual motivo você deve saber também kkk
respondido por: alineonline
1
Existem 2 tipos de verbos: os regulares e os irregulares.

Você entendeu: regulares repetem o radical e possuem um conjunto fixo de terminações.
Os irregulares não. 

Sim, temos que decorar os irregulares. Eles entram na cota de 5000 palavras que uma pessoa instruída domina, sendo assim não é uma tarefa tão terrível quanto parece.


P.S: " -is " no final do verbo tem um significado. É esse "pedaço" que identifica que o verbo se refere à segunda pessoa do plural do presente do indicativo. As terminações verbais, chamadas desinências, são as responsáveis por identificar a conjugação e, em uma oração, a pessoa do discurso.

JackAbel: Obrigado !, eu acompanho uma cronologia ,não cheguei nesta parte , foi bem clara sua resposta .Ajudou-me muito.
Perguntas similares