• Matéria: Biologia
  • Autor: GabrielDavii31
  • Perguntado 8 anos atrás

Um determinado gene de herança autossômica recessiva causa a morte das pessoas homozigóticas aa ainda na infância. As pessoas heterozigóticas Aa são resistentes a uma doença infecciosa causada por um protozoário a qual é letal para as pessoas homozigóticas AA. Considere regiões geográficas em que a doença infecciosa é endêmica e regiões livres dessa infecção. Espera-se encontrar diferença na frequência de nascimento de crianças aa entre essas regiões? Por quê?

Respostas

respondido por: NataliaJoana
15
Sim, pois numa região que é livre da infecção os indivíduos homozigotos podem chegar a fase reprodutiva, e assim passar seus genes para sua prole, aumentando a frequência de tal alelo na população e consequentemente aumentando a probabilidade de nascimento de novos indivíduos homozigotos.
respondido por: flaahmco
2

Resposta:

A  frequência  de  nascimentos  de  crianças  aa  será maior  nas  regiões  em  que  a  doença  é  endêmica. Nessas regiões haverá uma maior taxa de indivíduos heterozigotos, selecionados favoravelmente em relação aos  indivíduos  AA,  pela  presença  do  protozoário patogênico. Cruzamentos  subsequentes  entre heterozigotos produzirão maior taxa de indivíduos aa.

veja mais em: http://biologia-no-vestibular.blogspot.com/2012/08/fuvest-genetica_6.html

Perguntas similares