• Matéria: Química
  • Autor: anaclara82817392
  • Perguntado 8 anos atrás

Os combustíveis líquidos são vendidos por volume nos postos, mas alguns clientes alegam que essa prática pode levar o consumidor e que a maneira mais confiável de vender o combustível seria por massa. O que sustenta essa teoria? Elabore um breve comunicado a população esclarecendo o assunto.

Respostas

respondido por: andersonmatias
3
Creio que podemos analizar esse assunto com a dilação dos líquidos.
Podemos citar um exemplo:
"Um posto de gasolina que está cituada numa região com temperatura baixa, compra 1000 litros do combustítivel x de uma determinada fabricante desse combustível que se localiza numa região com temperatura maior. Ao comprar esse volume, o combustível é medido e armazenado. Durante o percurso ao destino final, a temperatura vai diminuindo e conforme isso ocorre, em teoria, o líquido tende a ter o seu volume diminuído. Conclusão: os 1000 litros comprados, não serão os 1000 litros entregue."
Essa mesma lógica se aplicaria num carro onde ele é abastecido com um número x de litros do combustível e dependendo aonde o carro vai, esse líquido tende a aumentar (se for a um lugar com temperatura elevada), ou diminuir (se for a um lugar com temperatura baixa).
Em relação a massa, esse valor não mudaria já que é a mesma substância só que em diferentes situações.
Perguntas similares